Nintendo vai "considerar cuidadosamente" aumento de preço do Switch 2
Presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa comentou sobre o assunto
Após o último relatório financeiro da Nintendo, o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, comentou sobre a possibilidade do aumento de preço do Nintendo Switch 2 devido ao alto custo de memórias RAM devido à IA generativa.
O executivo comentou sobre o assunto com a Reuters: "Eu estou ciente que não deve ter nenhum impacto significativo no desempenho desse ano fiscal", explicou Furukawa. Contudo, ele foi cauteloso ao falar sobre um aumento de preços.
A possibilidade de aumento de preço para o Switch2 está limitada a "uma análise cuidadosa, considerando de forma abrangente a disseminação da plataforma, as tendências de vendas atuais, os custos, a rentabilidade e as condições de mercado".
Conforme mostrado pela Nikkei, Furukawa comentou que o aumento no preço do hardweare pode impactar o desempenho fiscal no futuro, mas que no momento, não deve existir nenhum problema vigente.
Ao que tudo indica, a indústria inteira estaria preocupada com a disponibilidade de memórias RAMs, não só para a nova geração de consoles, mas também para continuar produzindo o PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch 2, já que o consumo de memórias devido à demanda da IA generativa.
A falta de RAM no mercado pode fazer com que o preço dos consoles, já criticado pela comunidade devido aos aumentos constantes, volte a subir, principalmente para novos modelos, já que será necessária uma quantidade ainda maior de memórias para produzir em larga escala.
O Insider Gaming ainda explica que a situação levou as fabricantes de console a debater se a próxima geração, que chegaria em 2027-2028 deveria ser adiada, para garantir que a empresas fabricantes de memórias RAM consiga cria rum estoque o suficiente para diminuir o preço das peças.