Uso de RAM para IA generativa pode adiar nova geração de consoles, diz site
Falta de memória RAM para uso em IA generativa estaria fazendo com que Sony e Microsoft adiem nova geração
Segundo informações do site Insider Gaming, o aumento de preço em memórias RAM devido ao uso em IA generativa pode atrasar o lançamento da nova geração de consoles.
O site já havia comentado em um vídeo recente sobre o assunto, alegando que pessoas do alto escalão dos estúdios estariam em conversas sobre o que a disponibilidade de memórias RAM no mercado pode significar para a próxima geração de consoles.
Ao que tudo indica, a indústria inteira estaria preocupada com a disponibilidade de memórias RAMs, não só para a nova geração de consoles, mas também para continuar produzindo o PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch 2, já que o consumo de memórias devido à demanda da IA generativa.
A falta de RAM no mercado pode fazer com que o preço dos consoles, já criticado pela comunidade devido aos aumentos constantes, volte a subir, principalmente para novos modelos, já que será necessária uma quantidade ainda maior de memórias para produzir em larga escala.
O Insider Gaming ainda explica que a situação levou as fabricantes de console a debater se a próxima geração, que chegaria em 2027-2028 deveria ser adiada, para garantir que a empresas fabricantes de memórias RAM consiga cria rum estoque o suficiente para diminuir o preço das peças.
Independente disso, é bem provável que conforme continuem investindo em IA generativa, os preços das memórias aumentem, e com isso, também aumente o preço dos consoles no mercado.