Em um comunicado enviado ao site PC Gamer, foi revelado que a Hasbro, detentora da Wizards of the Coast, Dungeons & Dragons e Baldur's Gate 3, derrubou o mod de Stardew Valley que transportava os companheiros do RPG da Larian Studios para o clássico indie que estava no site Nexus Mods.
O mod foi criado pelo usuário BV, publicado em 8 de março, e adicionava 20 personagens do RPG no simulador de fazenda, além de novas localidades, lojas, itens especiais, missões e vários conteúdos inéditos. O diretor de Baldur's Gate 3 e CEO da Larian Studios, Swen Vincke, elogiou o mod na época do lançamento.
- Baldur's Gate | Hasbro promete novidades sobre a franquia
- Estrelas da dublagem de games se unem contra uso de IA
So much love went into this - amazing work! https://t.co/QuQOd9Uu1T
— Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) March 9, 2025
"Muito amor foi colocado nisso - trabalho incrível!", escreveu o executivo. De acordo com um porta-voz do banco de dados de mods, a Wizards of the Coast foi responsável por enviar uma notificação de remoção DMCA contra o conteúdo de fã por infringir sua propriedade de Dungeons & Dragons.
Protecting your IP can be tricky but I do hope this gets settled. There are good ways of dealing with this.
— Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) March 31, 2025
"Esse é um crossover incrivelmente criativo para Stardew Valley que a comunidade ama", disse o representante do Nexus Mods ao site PC Gamer, e ainda comentou que o comunicado de Vincke sobre a situação, falando que "não esperaria menos do CEO da Larian", e disse que "Tenho esperanças que isso passou batido pela WotC, que geralmente usa agentes externos para caçar conteúdos que infringem propriedade, e eles vão reverter a decisão. Dedos cruzados por Baldur's Village".
Quando viu a notícia, Vincke comentou sobre o assunto. "Mods de fãs gratuitos de qualidade destacando seus personagens em outros gêneros de jogos são a prova de que seu trabalho ressoa e é uma forma única de boca a boca. Na minha humilde opinião, eles não devem ser tratados como empreendimentos comerciais que infringem sua propriedade". Contudo, Vincke entende a empresa. "Proteger a sua propriedade intelectual pode ser complicada mas eu torço para que isso se resolva. Existem boas formas de lidar com isso", escreveu o diretor.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários