Em uma entrevista para Danny Peña em seu canal no YouTube, o ex-CEO de Xbox, Peter Moore, admite que fomentou a guerra de consoles durante o período em que esteve no comando da divisão de games, e acreditava ser na época, "saudável para a indústria".
"Acho que as guerras de consoles às quais você está meio que aludindo foram saudáveis para a indústria", diz Moore. "Olha, eu já disse isso antes, nós apenas — certamente, eu disse — encorajamos a batalha, porque acho que os jogadores adoraram ver Xbox versus PlayStation, talvez Nintendo também, e acho que isso foi uma maré crescente que levantou todos os navios."
- Xbox | Atualização em programa de insiders está resetando perfis de usuários
- Ofertas Gamers: consoles PS5, Xbox e Switch pelo menor preço
Moore admitiu que o cenário agora é diferente, se referindo a aquisição da Activision Blizzard, o que ele diz ter "mudado as coisas" na Microsoft. "Não estamos nos velhos tempos das guerras de consoles, de socos uns nos outros, de tentar roubar clientes e tentar obter participação de mercado e construir sua taxa de adesão. Isto é maior do que isso em um sentido econômico."
O ex-executivo disse que "fez as pazes" com a ideia de que os tempos mudaram, mas ele admite que a indústria perdeu "um pouco da agressividade" que a fez crescer, foi perdida. Moore ainda comentou que está há bastante tempo afastado, e acredita o que a Microsoft está fazendo agora, é diferente do que faziam antes, e segundo dele, os dias de "lutar pelos seus próprios conteúdos", parece ter acabado.