Dispatch | "IA só é ferramenta criativa se você não for criativo", diz diretor
Em entrevista, o diretor criativo do jogo rechaçou o possível uso de IA generativa no AdHoc Studios
Em uma entrevista para o GamesIndustry.biz, o diretor criativo de Dispatch, Nick Herman e Michael Choung, produtor executivo, conversaram sobre o sucesso do jogo, e o uso de IA generativa no trabalho de voz.
Herman explicou que o AdHoc Studios jamais utilizará IA para trabalhar com o uso de voz, usando a atuação de Jeffrey Wright como Chase, como explicação. "Nenhuma IA vai fazer o que ele fez", comentou Herman.
"Ele trouxe algo para o personagem que nós não estávamos esperando. Digo, a atuação dele e de Aaron [Paul] e todo o nosso elenco estão trazendo atuações e elevando o material de uma forma que você não vai conseguir com IA. Você não vai ser surpreso porque é construído em cima de algo que você ouviu anteriormente se for pela rota de uso de IA", explicou o desenvolvedor.
Ele ainda continua explicando que a IA não é uma ferramenta de solução criativa. "A IA parece uma solução de produção, não uma solução criativa. Talvez seja criativa se você não for criativo."
Com um elenco de vozes com nomes como Laura Bailey, Matthew Mercer e os já citados Paul e Wright, Dispatch foi considerado uma grande surpresa no final de 2025, e chegou a ganhar uma indicação como Melhor Indie de Estreia no The Game Awards, provando que Herman tem algum sentido em sua fala.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários