O Chromecast segue apresentando falha para os usuários desde o último domingo (9). No que parece ser uma falha geral, no mundo todo, o dispositivo parou de reconhecer outros aparelhos para transmissão de conteúdo de streaming. O problema é que uma possível solução pode levar até uma semana para ser encontrada.
De acordo com o usuário "tchebb", no Reddit, o que aconteceu com o dispositivo é que o certificado de autenticação do Chromecast expirou. Isso impossibilita o funcionamento correto do dispositivo para qualquer uma de suas funções primárias, indicando não se tratar de um aparelho legítimo - por mais que seja.
Trata-se de uma espécie de certificado intermediário, segundo o usuário, que expirou exatamente em 09 de março de 2025. Há um certificado geral, que expira apenas em 2036, mas ele se torna inutilizado se o primeiro não estiver funcionando.
"O Google pode consertar isso, mas provavelmente levará uma semana ou mais, pois exigirá a sincronização com os ciclos de lançamento do Chrome, Google Play Services e o aplicativo Google Home. Alguns aplicativos iOS que incorporam o Cast SDK podem levar significativamente mais tempo para resolver o problema", disse o usuário.
Em nota oficial ao Omelete, o Google comentou o seguinte: "Estamos cientes de um problema que está afetando dispositivos Chromecast de segunda geração e Chromecast Audio, e estamos trabalhando em uma solução. Os usuários não devem redefinir os dispositivos para as configurações de fábrica. Informaremos assim que a correção estiver disponivel".
Vale avisar que, no momento, formatar o aparelho, reiniciar de fábrica ou tentar atualizar o firmware não resolve a situação. Resta aguardar por uma solução liberada pelo Google, que ainda não tem previsão de acontecer.