Foto de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Entenda o arco de Melisandre na série

Por que a personagem teve aquele final?

Camila Sousa
03.05.2019
16h14

[Cuidado com spoilers abaixo]

Game of Thrones tem vários personagens misteriosos e um dos maiores é Melisandre, a Mulher Vermelha devota do Deus Vermelho R’hllor. A personagem tomou muitas decisões controversas durante a série e uma das maiores foi a sua própria morte, após a Batalha de Winterfell. Mas por que a personagem decidiu morrer?

Desde que apareceu na série, Melisandre mostra que seu objetivo era ajudar o Príncipe/Princesa Que Foi Prometido a derrotar a grande ameaça ao Deus Vermelho, representada na série pelo Rei da Noite. A sacerdotisa tinha suas famosas visões nas chamas, mas fica muito claro desde o começo que ela nem sempre interpreta as visões da forma certa.

No começo, sua crença é que Stannis Baratheon está destinado a salvar o mundo dos vivos, por isso ela faz de tudo para ajudá-lo. Melisandre queima pessoas leais aos Sete Deuses, usa o sangue real de Gendry (bastardo de Robert Baratheon) para interferir na Guerra dos Cinco Reis e chega ao ponto de queimar viva a jovem Shireen. Mas quando os exércitos começam a abandonar Stannis após tanta crueldade, Melisandre começa a duvidar de si mesma e de sua fé. Ela deixa o local e vai para a Muralha.

Esse é um dos momentos mais interessantes da personagem em Game of Thrones, porque mostra toda a sua fragilidade. Ao invés do olhar altivo e confiante de sempre, ela está triste e melancólica. Também é nesta época que Melisandre tira o colar pela primeira vez e mostra sua verdadeira forma: de uma entidade velha que já viveu e viu muitas coisas em Westeros e Essos.

Depois disso, a Mulher Vermelha ressuscita Jon Snow e recupera sua confiança, acreditando que ele está destinado a cumprir o destino como Príncipe Que Foi Prometido. Mas quando Jon sabe da morte de Shireen, ele revela que não pode perdoar algo tão cruel e manda Melisandre embora. Quando ela se encontra com Daenerys em Pedra do Dragão, Melisandre parece confusa sobre as profecias. Ela acredita que precisa unir Gelo e Fogo (Jon Snow e Daenerys), mas diz que as profecias são difíceis de interpretar.

Melisandre vai embora de Westeros, mas diz que está destinada a voltar e morrer no continente. Ela vai para Essos e retorna somente no oitavo ano, já certa de que Arya derrotará o Rei da Noite. Com isso, fica a impressão de que a sacerdotisa mudou seu pensamento quando saiu de Westeros e interpretou (ou até viu novas) visões, que dessa vez apontaram o caminho para Arya.

Quando ajuda a garota a matar o Rei da Noite, Melisandre tira seu colar e caminha até finalmente se desfazer no ar. Com isso, fica claro que a Mulher Vermelha sentiu que cumpriu sua obrigação com Westeros e o Deus Vermelho e estava pronta para finalmente ir embora. O olhar de Carice Van Houten deixa claro que Melisandre não está triste, mas sim em paz com suas atitudes finais e tranquila com a morte do Rei da Noite.

Foto de Game of Thrones
Game of Thrones/HBO/Divulgação

Como dito no começo, Melisandre sempre foi muito misteriosa e gerou ódio e alegria nos fãs em sua trajetória em Game of Thrones, mas a personagem teve uma despedida apropriada e com certeza ainda será lembrada por muito tempo pelos fãs.

A temporada final de Game of Thrones é transmitida aos domingos pela HBO, às 22h. Os novos episódios também são disponibilizados semanalmente no serviço de streaming HBO Go.