Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Será que Arya é o Azor Ahai?

Analisamos o grande acontecimento do terceiro episódio

Camila Sousa
01.05.2019
11h03
Atualizada em
01.05.2019
11h19
Atualizada em 01.05.2019 às 11h19
Foto de Game of Thrones
Game of Thrones/HBO/Divulgação

Aconteceu a aguardada Batalha de Winterfell em Game of Thrones, mas um dos momentos que mais chamou a atenção do público não foram dragões lutando entre si ou o exército dos mortos. Uma das maiores dúvidas foi um diálogo entre Melisandre e Arya, que deixa algumas portas abertas para o futuro.

Na cena, as duas se reconhecem após Beric se sacrificar para salvar Arya. Melisandre diz que esse era o propósito do Senhor da Luz para ele e, agora que tudo foi cumprido, chegou a hora de partir. Mas a conversa das personagens vai além e remete a um diálogo do sexto episódio da terceira temporada, “The Climb”.

Na época, Arya confronta Melisandre pela compra de Gendry, mas a sacerdotisa fica ainda mais interessada na garota, dizendo “eu vejo uma escuridão em você, e nessa escuridão olhos me encarando. Olhos castanhos, olhos azuis e olhos verdes. Olhos que você fechará para sempre. Nós vamos nos encontrar de novo”.

O que fica claro então é que Arya teria um papel a desempenhar na história, mas jamais que ela cumpriria o destino do “prometido” que iria derrotar o Rei da Noite. Aliás, com a retomada da fala neste terceiro capítulo da temporada final e a certeza de Melisandre, fica a dúvida se a sacerdotisa já sabia exatamente o que iria acontecer na terceira temporada.

Melisandre estava sequestrando Gendry para usar seu sangue real e acabar com a Guerra dos Cinco Reis. Pelo menos para os fãs, a personagem parecia acreditar totalmente que a profecia de Azor Ahai se referia a Stannis Baratheon. Inclusive, quando os planos dão errado e o personagem é abandonado por parte do exército (após a morte cruel de Shireen), Melisandre vai para a Muralha cabisbaixa, não acreditando mais que sabe interpretar os sinais enviados pelo Senhor da Luz. Sua fé diminui e só há um respiro quando ela ressuscita Jon Snow.

Se a Mulher Vermelha sabia desde então que Arya era a destinada, porque ela diminuiria sua fé? O mais lógico seria ela acompanhar de longe a evolução da garota, esperando o momento certo para lhe revelar sua tarefa. Com tudo isso, o mais provável é que, durante sua viagem a Essos na sétima temporada, Melisandre interpretou novamente os sinais do Senhor da Luz e voltou lembrando do encontro que teve com a menina, entendendo agora que os “olhos azuis” de sua visão eram os do Rei da Noite.

A retomada da fala também abre possibilidades para o futuro. Arya já matou uma quantidade boa de pessoas, com cores de olhos diferentes. Mas a menção ao “olho verde” deixou os fãs alvoroçados na internet com a possibilidade de Arya matar Cersei. Vale lembrar que a Lannister sempre esteve na lista de morte da jovem Stark e que mesmo antes de seguir para Winterfell, Arya estava indo para Porto Real matar a rainha. Com tudo isso, não será surpresa se a garota protagonizar mais um momento icônico desta última temporada.

A temporada final de Game of Thrones é transmitida aos domingos pela HBO, às 22h. Os novos episódios também são disponibilizados semanalmente no serviço de streaming HBO Go.