Como será a reunião de Friends no HBO Max

Créditos da imagem: NBC/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Como será a reunião de Friends no HBO Max

Warner realizará um especial não-roteirizado com o elenco e os criadores da série

Nicolaos Garófalo
21.02.2020
20h27

Desde que transmitiu seu último episódio, em 2005, Friends tem renovado e ampliado seu público, graças a reprises e presença em serviços de streaming e on demand, e recebido diversos pedidos de um uma nova temporada. Com a chegada do HBO Max, serviço de streaming da Warner Bros., esses pedidos evoluíram para rumores, negociações e, enfim, o anúncio oficial da produção de um especial não-roteirizado de uma hora com a presença dos criadores da série, Marta Kauffman e David Crane. O formato, no entanto, abriu espaço para a dúvida em alguns fãs: afinal, o que seria esse tal “especial não-roteirizado”.

Programas não-roteirizados não englobam, necessariamente, apenas um gênero ou formato. O Emmy, por exemplo, já indicou produções de gêneros variados na categoria Melhor Programa Sem Roteiro, de reality shows como Masterchef e Big Brother ao humorístico Borat. Embora apresentem abordagens e temas completamente diferente, esses programas têm uma base em comum: o registro das reações de pessoas reais ao serem expostas a determinadas situações.

Nos últimos anos, programas que não contam com um script têm sido comuns para despedidas e reuniões de séries, como Community, Parks & Recreation e, mais recentemente, The Good Place, cujo elenco se juntou ao apresentador Seth Meyers para discutir os eventos do capítulo final da comédia transmitida pela NBC. Em casos assim, a maneira como cada ator conta sua versão de histórias de bastidores ou escolhe um momento para compartilhar com o público se encaixa na perspectiva única do “programa não roteirizado”, com até alguns jogos que contam com o improviso dos presentes podendo fazer parte do especial. 

No caso de Friends, o formato deve ser semelhante ao visto no programa comandado por Meyers ou ao de painéis vistos em convenções de fãs. A reunião de Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Courtney Cox, David Schwimmer, Matt LeBlanc e Matthew Perry (além de Crane e Kauffman) provavelmente contará com um mediador – no caso, o humorista Conan O’Brian, ligado a diversos projetos no HBO Max, seria uma ótima opção – que ajudará a reacender as lembranças da época da comédia. Além disso, cenas icônicas de Friends devem ser executadas ao longo do especial para causar reações mais emotivas no sexteto.

Embora divertido, o especial de Friends não será exatamente a reunião sonhada pelos fãs, que tanto clamam por uma nova temporada de uma das comédias que melhor definiu a década de 1990. Mesmo que conte com a presença de Maggie Wheeler (Janice), James Michael Tyler (Gunther) ou até mesmo Cole Sprouse (Ben), não existem indicativos de que o especial possa dar origem a uma nova curta temporada da série.

*Artigo postado originalmente em 17/2/2020