Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Will Smith pode concorrer ao Oscar por Emancipation?

Ator estrela novo longa do diretor Antoine Fuqua, que chega na Apple TV+ em dezembr

Omelete
3 min de leitura
MC
04.10.2022, às 17H06.
Atualizada em 31.08.2023, ÀS 13H53
Will Smith em Emancipation

Créditos da imagem: Emancipation/Apple TV+/Reprodução

O novo filme do diretor Antoine Fuqua chega à Apple TV+ em dezembro, com o streaming cheio de expectativas de indicações ao Oscar. No entanto, acompanhado do buzz, vem também a dúvida: será que a estrela da produção, Will Smith, pode receber mais uma estatueta?

A dúvida, é claro, se dá não necessariamente pelos seus competidores, mas por causa do tapa que o ator deu no comediante Chris Rock durante a cerimônia deste ano. Smith foi premiado por King Richard na ocasião, mas depois de toda a repercussão da agressão decidiu deixar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A organização, por sua vez, o baniu da cerimônia pelos próximos 10 anos.

Omelete Recomenda

A resposta, no entanto, é um pouco mais complicada do que só "sim" ou "não". De acordo com a Variety, Will Smith pode ser indicado e até vencer. Porém, não pode subir ao palco para receber o prêmio, nem aceitá-lo virtualmente. De modo semelhante, também está impedido de promover o filme em quaisquer eventos organizados pela Academia. Se quiser fazê-lo, terá que recorrer aos organizados pelo Sindicato de Atores (SAG) e pelo Globo de Ouro.

Essa limitação dá uma vantagem aos seus potenciais concorrentes, isto é, Brendan Fraser (The Whale), Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (The Banshees of Inisherin) e Hugh Jackman (The Son), mas o Apple TV+ está confiante de que até o lançamento a polêmica terá esfriado, principalmente depois do vídeo de desculpas gravado por Smith.

Vale dizer, ainda, que Smith pode ser indicado não só a Melhor Ator por Emancipation, já que serve como produtor do longa. Ou seja, se a produção acabar entre os 10 indicados a Melhor Filme, Smith disputaria também essa categoria. Ele estaria acompanhado dos demais produtores Jon Mone, Todd Black e Joey McFarland.

Baseado em uma história real, Emancipation narra a história de Peter, um homem escravizado que foge de uma fazenda de algodão do sul dos Estados Unidos para se unir ao exército que lutou contra o fim da escravidão durante a Guerra Civil.

Peter se tornou símbolo da luta abolicionista quando uma foto de suas costas nuas, marcada com cicatrizes deixadas por um chicote, foi publicada pelo Independent, em 1863. O longa mostrará a fuga do homem e como ele sobreviveu aos caçadores que tentavam levá-lo de volta à fazenda escravocrata; assista ao trailer:

O longa chega aos cinemas em 2 de dezembro e ao Apple TV+ em 9 de dezembro

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.