Com o lançamento de Vitória nos cinemas nesta quinta-feira (13), uma polêmica envolvendo a escalação de Fernanda Montenegro para o papel da protagonista voltou à tona. Isso porque a mulher real na qual a história foi inspirada era negra.
Em 2005, a ex-empregada doméstica e massoterapeuta Joana Zeferino da Paz conseguiu expor toda uma cadeia de tráfico no Rio de Janeiro. O filme, idealizado por Breno Silveira antes de sua morte e concluído por Andrucha Waddington, conta a sua história.
Na época, ao ver que suas queixas de tiroteios e crimes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, eram constantemente ignoradas e menosprezadas pela polícia, Joana comprou uma filmadora e passou a registrar toda a movimentação através de sua janela.
Essas fitas acabaram nas mãos do jornalista Fábio Gusmão (papel de Alan Rocha), que finalmente ajudou Joana a ter suas denúncias ouvidas. O resultado foi a prisão de mais de 30 pessoas, incluindo PMs, envolvidas no narcotráfico.
- Vitória | Fernanda Montenegro agradece diretor e relembra filmagens na pandemia
- Vitória | Fernanda Montenegro está se despedindo do cinema: "Pede fôlego"
Justamente por isso, Joana foi jurada de morte e precisou mudar de cidade e de nome, entrando para o Programa de Proteção à Testemunha por 17 anos. Sua história foi contada e exposta nas mídias da época, mas sua verdadeira identidade só foi revelada em 22 de fevereiro de 2023, quando ela faleceu, aos 97 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Na ocasião, as gravações de Vitória já haviam sido concluídas há dois meses.
De acordo com uma reportagem do Fantástico, a produção do longa sabia, sim, das características físicas de Dona Joana na época da escalação do filme, mas quis tomar cuidado para evitar informações que facilitassem sua identificação após tantos anos. Por isso, apesar de Dona Joana (chamada de Nina no longa) ser negra, e Fábio, branco na vida real, isso é invertido no filme.
A obra é inspirada no livro Dona Vitória da Paz, de Fábio Gusmão, adaptado pelo roteiro de Paula Fiúza. O elenco também conta com Linn da Quebrada, Laila Garin, Thelmo Fernandes e Thawan Lucas.
- Vitória | Drama com história real estrelado por Fernanda Montenegro ganha pôster
- Oscar | Fernanda Torres e Montenegro são segunda dupla de mãe e filha indicadas
O filme tem distribuição da Sony Pictures e é uma coprodução da Conspiração com a Globoplay e MyMama Entertainment e possui apoio da Globo Filmes.
Originalmente agendado para 2024, Vitória estreia em 13 de março nos cinemas.