Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Diretores sobre sucesso de Tudo em Todo o Lugar: “Nossa versão de blockbuster”

Daniels refletem sobre bilheteria surpreendente do filme em entrevista ao Omelete

Omelete
3 min de leitura
02.07.2022, às 06H00.

Com US$ 90 milhões arrecadados globalmente (quase 4 vezes o seu orçamento, de US$ 25 milhões), Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é um caso curioso na Hollywood contemporânea: uma história totalmente original, não ancorada por algum astro gigantesco da indústria americana, e patentemente bem-sucedida nas bilheterias. Os diretores Daniel Scheinert e Daniel Kwan teorizaram sobre o motivo desse sucesso em entrevista ao Omelete.

Nós desenhamos o filme para se parecer com um blockbuster de Hollywood, como se fosse nossa versão disso, mas ao mesmo tempo fizemos tudo com os nossos amigos, e da forma que estamos acostumados - ou seja, com muito improviso, em esquema de guerrilha", conta Scheinert. “Então, de certa forma, este era mesmo o objetivo: alcançar as pessoas e dar a elas uma boa experiência de entretenimento, mas também fazer algo muito pessoal pelo caminho”.

Kwan não vê problemas em admitir que o filme foi pensado para ser “viralizável”, especialmente em uma era na qual as conversas sobre uma produção na internet podem definir o seu sucesso ou fracasso. “Pensamos muito sobre a linguagem dos memes, sobre como a cultura e as ideias se movem através das mentes hoje em dia, como elas evoluem. É como uma seleção natural de ideias, em que sobrevivem as mais fortes”, compara.

Filme de kung fu! Multiverso! Muitas coisas bizarras acontecendo! É assim que fazemos as pessoas falarem sobre o nosso filme, é assim que nos certificamos que as imagens que criamos fiquem na cabeça das pessoas e se espalhem pela sociedade”, continua. “É quase uma estratégia maquiávelica, que pode ser lida como cínica e nojenta se feita da forma errada, mas é uma forma de se destacar em um cenário saturado de informação”.

Scheinert traz o outro lado da moeda, se dizendo feliz por perceber que o público se conectou com os temas mais profundos do filme. “As pessoas estão falando dele não por causa do espetáculo, mas por causa de coisas que abordamos, como a experiência imigrante, ou a forma como encaramos o niilismo de frente. É bem raro que um filme discorra sobre pensamentos assustadores como esses, e eu não esperava que as pessoas se agarrassem tanto a isso”, diz.

Ke Huy Quan em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)
Ke Huy Quan em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Para Kwan, essa dualidade entre superfície e conteúdo em Tudo e Todo o Lugar é bem expressa em uma metáfora ecológica: ele cita a borboleta-monarca, espécie cujas asas são pintadas de um belo padrão laranja e preto como “aviso” para os predadores. Ela está tentando te dizer que você não deve comê-la, porque é amarga - e, quando você tenta, ela é de fato muito ruim”, relata.

No outro extremo está a borboleta vice-rei, que imita o visual da monarca, mas não as suas propriedades gustativas. A promessa que ela faz na superfície não é refletida de volta para você. Para mim, é sobre isso: qual é o sinal que você envia para o público visualmente, mercadologicamente, e qual é a experiência de verdade? Conseguimos fazer com que ambas as coisas sejam boas?”, completa o cineasta.

Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)
Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Quem arremata a discussão, com o bom humor de sempre, é Scheinert: Talvez haja uma lição aí: se o seu filme tem algo a dizer, algo que as pessoas querem muito ver explorado no cinema, elas vão comprar ingressos! [...] Ou talvez nós só fizemos um filme que é tão confuso que você precisa assisti-lo mais de uma vez, e por isso estamos fazendo sucesso. O segredo é vender mais de uma entrada por pessoa, galera!”.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.