Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Entrevista

De Jackass a Super Mario: Diretores listam referências de Tudo em Todo o Lugar

Daniels falam ao Omelete sobre as inspirações que os fãs ainda não identificaram

Omelete
3 min de leitura
01.07.2022, às 16H58.

Daniel Scheinert dá risada quando o Omelete aponta que uma sequência específica de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo carrega algumas das marcas visuais do cineasta Wong Kar-Wai, conhecido por dramas românticos como Amor à Flor da Pele e Felizes Juntos. “Não é nem uma referência a Wong Kar-Wai, nós apenas o copiamos, 100%”, brinca ele.

O jeito desbocado de falar das inspirações para o longa é parte do charme da dupla de diretores, mas eles têm um bom motivo para colocar tantas influências juntas. “Fazemos esse tipo de coisa para dar a cada cena uma linguagem específica, para o espectador imediatamente pensar: 'Ok, eu sei onde estou'”, justifica Sheinert.

Atualmente, é difícil pensar em referências que os fãs de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo já não tenham identificado. “Algumas pessoas ficaram obcecadas pelo nosso filme, entraram em contato conosco dizendo que o assistiram 10 vezes nos cinemas, então elas encontraram a maior parte das coisas que colocamos ali”, diz o parceiro de direção de Scheinert, Daniel Kwan.

Alguém me mandou uma mensagem dizendo que tinha visto o filme pela terceira vez e percebido que a estrutura dele era semelhante à de A Felicidade Não Se Compra”, lembra ele, se referindo ao clássico natalino de 1946 onde James Stewart descobre como seria o mundo se ele não existisse, e aprende a valorizar a sua vida no processo. “Nós assistimos a este filme o tempo todo, e a Feitiço do Tempo também, para discutir sobre a história”.

Dos games ao cinema cult

Ke Huy Quan em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Ke Huy Quan em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Nem só de referências “cabeçudas” vive Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, no entanto. Como Scheinert nos conta, uma parte importante do filme foi inspirada na franquia Jackass - aquela mesma, de Johnny Knoxville e companhia, em que uma trupe de desmiolados realiza desafios extremos só pelas gargalhadas.

Jackass é o máximo de diversão que você pode ter em um cinema. Todo mundo está gritando em direção à tela nas sessões dos filmes deles”, elogia o cineasta. “E os nossos personagens precisam fazer coisas bizarras para pular entre dimensões, então esses momentos são muito inspirados em Jackass.

Michelle Yeoh em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Michelle Yeoh em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Para Kwan, é outro pequeno detalhe do filme que carrega um significado especial. “Uma referência da qual eu tenho orgulho é Super Smash Bros. O som que toca quando você consegue fazer um home run, nós o imitamos para quando Evelyn usa o seu dedinho para lutar”, revela.

Por fim, os diretores nos contam uma última inspiração: Mike Mills, o diretor de dramas independentes celebrados como Toda Forma de Amor e Sempre em Frente. “Naquela cena em que Jobu conta sobre tudo o que está no bagel, usamos um estilo meio documental para a montagem, com anúncios da Craigslist e cenas de arquivo... Nós dois amamos Mike Mills, e ele tem um jeito quase matemático de apresentar suas montagens, então foi divertido brincar com isso”, diz Scheinert.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo está em cartaz nos cinemas brasileiros

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.