Filmes

Lista

Tenet se passa no mesmo universo de A Origem?

Confira 9 possíveis motivos para que os dois filmes de Christopher Nolan estejam conectados

Load Comics
31.05.2020
12h00
Atualizada em
30.05.2020
22h39
Atualizada em 30.05.2020 às 22h39

Dois trailers depois e Tenet, o próximo lançamento do diretor Christopher Nolan, segue envolto de mistério. Além de apresentar a dupla de protagonistas, vividas por John David Washington e Robert Pattinson, sabe-se apenas que a trama envolve manipulação do tempo, seja lá o que isso signifique - aparentemente trata-se de uma técnica de inversão, como se estivessem rebobinando algo que sequer aconteceu ainda, mas quem sabe de verdade?

Esse nível de sigilo já foi visto em outra produção popular de Nolan, A Origem. Estrelado por Leonardo diCaprio, o longa acompanhava um ladrão especializado em extrair informações do inconsciente das pessoas.

Será que ideias tão específicas poderiam estar conectadas? Confira a seguir 9 pontos que podem comprovar essa teoria:

1. Tema

Warner Bros/Divulgação

A Origem e Tenet são filmes que misturam espionagem e ficção científica. Essa combinação de gêneros, que não se encontram com muita frequência, dão liberdade para que o cineasta crie sequências com um visual impressionante.

2. Material promocional similar

Warner Bros/Divulgação

Se os pôsteres de ambos os filmes já seguem um visual parecido que chama atenção, o segundo trailer de Tenet escancara as semelhanças, com uma montagem ágil e misteriosa que dá destaque para o lado fantasioso da história.

3. Aniversário de A Origem

Warner Bros/Divulgação

A Origem completa 10 anos em 2020. Logo, ele lançar um filme parecido nesse tempo não pode ser só coincidência.

4. A Origem virando jogo?

Warner Bros/Divulgação

Em uma entrevista de 2010, Nolan revelou que esteve trabalhando em algo no universo de A Origem para um jogo. Nada impede que o cineasta tenha mudado de ideia e explorado seu trabalho em um filme.

5. Evolução da tecnologia

Warner Bros/Divulgação

Podemos especular que a tecnologia que vimos em A Origem evoluiu e virou uma arma dentro do universo de Tenet, permitindo que as missões de espionagem ultrapassem o reino dos sonhos.

6. Máscaras de ar

Warner Bros/Divulgação

Tanto no pôster, quanto nos trailers de Tenet, é possível ver a utilização de uma máscara de ar, que parece ter relação com essa viagem no tempo. Caso o objeto esteja de fato ligado à manipulação do tempo, pode ser uma similaridade com a forma com que o mundo dos sonhos é marcado em A Origem, que utiliza totens para diferenciar o mundo real dos sonhos.

7. Uma sequência discreta?

Warner Bros/Divulgação

Nolan pode fazer uma sequência discreta, assim como M Night Shyamalan fez com Corpo Fechado e Fragmentado, que chegou aos cinemas como um projeto original, mas se revelou uma continuação.

8. Mistério para a equipe

Warner Bros/Divulgação

Nolan não deixou todos os atores lerem o roteiro. Muitos nem sabem exatamente o que seus papéis significam para a história. Qual é a necessidade de esconder tantos detalhes até da própria equipe se não for para guardar um grande segredo? E que segredo seria maior do que uma continuação de Origem?

9. Michael Caine

Warner Bros/Divulgação

E uma das coisa que mais interessantes é que teremos novamente o ator Michael Caine que, como ele mesmo já disse em entrevistas, sabia bem pouco sobre suas cenas! Aparecendo tanto em A Origem quanto em Tenet, é possível que ele seja um ponto de ligação entre as histórias.