Filmes

Lista

Tenet | Tudo o que sabemos sobre o novo filme de Christopher Nolan

Graças ao diretor, não muito

Arthur Eloi e Mariana Canhisares
22.05.2020
19h04

Três anos após Dunkirk, o diretor Christopher Nolan prepara seu retorno com Tenet, seu 11º filme. Com visual surreal e um elenco de peso, o longa permanece misterioso. Veja abaixo tudo o que sabemos sobre Tenet até o momento!

O elenco

Nolan é conhecido por ter alguns atores recorrentes em seus filmes, mas Tenet é diferente. Apenas Michael Caine (Batman) e Kenneth Branagh (Dunkirk) já trabalharam antes com o diretor, enquanto os demais nomes fazem sua estreia. Robert Pattinson (The Batman, O Farol) e John David Washington (Infiltrado na Klan) lideram o elenco, que também conta com Aaron Taylor Johnson (Vingadores: Era de Ultron), Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia Vol. 2), Clémence Poésy (Harry Potter) e Fiona Dourif (The Purge, Dirk Gently).

A produção

Christopher Nolan assina a direção e também o roteiro de Tenet. Assim como fez em Dunkirk, o visual será parte importante do novo projeto. O cineasta rodou tudo em um misto de 70mm e com formato bombástico de IMAX, e o longa foi gravado em sete países diferentes.

Segredos no set

Viu o trailer e não entendeu nada? Não se culpe: é justamente o que Nolan quer. Tenet não teve sinopse nenhuma divulgada. Além disso, Michael Caine contou que o diretor está segurando ao máximo as informações no set. “Ele é tão misterioso que nem me deixou ler o roteiro. Tudo o que tive foi um dia de trabalho e ele me deu minhas páginas. Fiz meu papel e gravei apenas com John David Washington. Eu não ouvi mais nada [da produção] desde então”, afirmou o astro, que sequer recebeu explicações sobre o significado do título. Isso porque os dois são amigos há mais de 15 anos.

Manipulação do tempo

O segundo trailer do filme, porém, deu ao menos uma pista sobre a trama: a manipulação do tempo. Como os personagens de John David Washington e Robert Pattinson discutem, eles não estão diante de um cenário de viagem no tempo. Na realidade, trata-se de uma técnica de inversão, como se estivessem rebobinando algo que sequer aconteceu ainda.

Com tantos mistérios, não se sabe como essa habilidade foi desenvolvida e qual é o seu uso. Mas a dupla de protagonistas pretende impedir a eclosão da Terceira Guerra Mundial e a tal inversão parece ser central para esta missão; confira o trailer acima.

A estreia

Caso não seja adiado por causa da pandemia de coronavírus, Tenet é previsto para chegar aos cinemas em 17 de julho de 2020.