James Gunn fotografado por Gage Skidmore ao lado de imagem de Spy vs Spy

Créditos da imagem: Gage Skidmore/Flickr/Mad Magazine/Reprodução

Filmes

Notícia

Spy vs Spy | James Gunn lembra de roteiro nunca produzido escrito em 1999

Diretor diz que sua versão do script abriu portas para que ele escrevesse o primeiro filme do Scooby-Doo

Nicolaos Garófalo
01.05.2020
00h30

Após ser divulgado que a franquia Spy vs Spy estaria novamente perto de chegar aos cinemas, James Gunn usou as redes sociais para lembrar uma versão do filme que escreveu no final dos anos 1990. Segundo o cineasta, seu roteiro para o longa foi o grande responsável por sua escalação em Scooby-Doo, embora nunca tenha saído do papel (via CBR).

Pelo Twitter, Gunn revelou que escreveu Spy vs Spy pensando em Nicolas Cage e Eddie Murphy para os papéis principais e que chegou a atuar cenas do filme em reunião com o então presidente da Warner, Lorenzo di Bonaventura, que o contratou dizendo que “essa pode ser a coisa mais burra ou mais inteligente” que ele faria – confira a sequência abaixo:

Usuário: “Eu lembro que em 1999, eles iam fazer um filme de Spy vs Spy com Jim Carrey como o detetive de preto e Damon Wayans como o detetive de branco e eu sempre quis ver isso”. Gunn: “Eu acredito que eu escrevi esse roteiro. Jay Roach ia dirigir. Escrevi pensando em Nic Cage/Eddie Murphy – nunca ouvi falar [da escalação de Carrey e Wayans]. O roteiro era absurdo e nunca foi feito, mas é o que me ajudou a conseguir a maioria dos meus trabalhos em estúdios grandes e a razão da Warner me chamar para fazer Scooby Doo”

Foi minha primeira sugestão para um estúdio. Jay e [a produtora] Shauna Robertson me chamaram para ler meu roteiro de Os Especiais (2000). Eu não sabia muito bem como vender o roteiro. Minha reunião com o Lorenzi di Bonaventura, presidente da Warner na época, demorou 50 minutos (ela nunca passam muito de 20)

“[O roteiro] tinha todos os principais pontos da história, eu interpretei todos os diálogos etc., eu não sabia o que estava fazendo. Quando saí da sala (Lorenzo conta essa história com frequência), ele virou pros outros e disse ‘essa pode ser a coisa mais burra ou mais inteligente que já fiz, mas vamos contratar esse cara’

Segundo Gunn, o filme nunca foi produzido, com Roach eventualmente dirigindo Entrando Numa Fria e ele sendo realocado para Scooby-Doo.

Spy vs Spy nasceu como uma charge publicada na Revista Mad nos anos 1960 e já foi adaptada para videogames e animações. A história mostra dois espiões, um vestido de preto e de branco, que tentam vencer um ao outro usando diferentes tipos de armadilhas. O filme não tem data para entrar em produção.