Transforme sua forma de curtir entretenimento

Conheça o Chippu Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Adolpho Veloso vence o Spirit Awards de Melhor Fotografia por Sonhos de Trem

Prêmio é o mais importante do cinema independente nos EUA

Omelete
2 min de leitura
15.02.2026, às 20H29.
Adolpho Veloso vence o Spirit Awards de Melhor Fotografia por Sonhos de Trem

Créditos da imagem: Netflix

Mais um domingo de Carnaval e mais um prêmio para o Brasil! O cinematógrafo brasileiro Adolpho Veloso venceu o prêmio de Melhor Fotografia na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards, por seu trabalho em Sonhos de Tremlonga da Netflix também indicado ao Oscar. 

Omelete Recomenda

Webstories

Tudo sobre Sonhos de Trem

O filme Sonhos de Trem, adapta a obra de Denis Johnson para acompanhar a vida solitária de Robert Grainier no noroeste americano do início do século XX. Interpretado por Joel Edgerton, Robert trabalha como lenhador e na construção de ferrovias, testemunhando a transformação do país.

Sua vida encontra um breve período de felicidade quando se casa com Gladys (Felicity Jones) e têm uma filha. No entanto, dois eventos o marcam profundamente: testemunhar um assassinato sem intervir e, ao retornar de uma jornada de trabalho, encontrar sua casa destruída por um incêndio, com sua família desaparecida.

O longa, dirigido por Clint Bentley, acompanha as décadas seguintes da vida de Robert, agora um homem devastado que reconstrói sua cabana no mesmo local e passa os anos em espera e reflexão.

Sonhos de Trem está disponível na Netflix.

Tudo sobre o Oscar 2026

Mais uma vez agendado para acontecer no lendário Dolby Theatre em Los Angeles, o Oscar 2026 será realizado no dia 15 de março a partir das 22h (Brasília) e será a 98ª edição da principal premiação do mundo do cinema. No Brasil, o evento será transmitido pela TNT, HBO Max e Rede Globo.

O filme brasileiro O Agente Secreto conquistou quatro indicações, empatando o recorde de um longa nacional estabelecido por Cidade de Deus. Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, a história recifense disputa Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco (categoria inédita no Oscar) e Melhor Filme Internacional, prêmio que ano passado foi para o também brasileiro Ainda Estou Aqui.

Não para por aí: o Brasil também está representado pelo diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado em Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

Este ano, Pecadores é o filme mais indicado, disputando em 16 categorias, um novo recorde histórico. Logo atrás dele está o favorito a vencer Melhor Filme, Uma Batalha Após a Outra, com 13 indicações.

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.