UFC só no Paramount+

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Artigo

Song Sung Blue é uma história real? Conheça os verdadeiros Lightning & Thunder

O longa estrelado por Hugh Jackman e Kate Hudson está em cartaz nos cinemas brasileiros

Omelete
3 min de leitura
29.01.2026, às 07H30.
Kate Hudson e Hugh Jackman em Song Sung Blue: Um Sonho a Dois (Reprodução)

Créditos da imagem: Kate Hudson e Hugh Jackman em Song Sung Blue: Um Sonho a Dois (Reprodução)

ATENÇÃO: Spoilers de Song Sung Blue: Um Sonho a Dois a seguir!

O drama musical Song Sung Blue: Um Sonho a Dois chegou aos cinemas brasileiros trazendo a história de Mike (Hugh Jackman) e Claire Sardina (Kate Hudson, indicada ao Oscar 2026 pelo papel), que se juntam para formar a banda Lightning & Thunder, unidos por seu amor pelas músicas de Neil Diamond.

Omelete Recomenda

Mas você conhece a história real do duo? E sabe o que mudou na transposição para o filme dirigido por Craig Brewer? Confira a seguir!

Quem foram Lightning & Thunder?

Como mostrado em Song Sung Blue, Claire Sardina trabalhava como “cover” da grande cantora country Patsy Cline quando conheceu Mike – mas não foi durante um show, e sim quando Claire decidiu fazer teste para backing vocal na banda The Esquires, onde ele tocava guitarra. Ela não foi escolhida, mas os dois começaram uma amizade que se desenvolveria para uma história de amor… e uma parceria artística.

Batizando a si mesmos de Lightning & Thunder (Mike já usava o apelido “Lightning” em sua carreira artística), eles começaram a se apresentar com clássicos de Neil Diamond em 1987, iniciando uma trajetória vitoriosa pela próxima década – que, como vemos em Song Sung Blue, inclusive os levou a abrir um show do Pearl Jam em sua região. A cena em que Eddie Vedder sobe no palco para cantar “Forever in Blue Jeans” com o duo é real!

Claire e Michael Sardina (Reprodução)
Claire e Michael Sardina (Reprodução)

O que aconteceu com Claire e Mike?

Também é verdade, infelizmente, que Claire foi atropelada por um carro em seu próprio jardim, em incidente ocorrido em 1999. Ela precisou amputar uma das pernas e passou por um período de recuperação longo, como vemos no filme, mas depois voltou a se apresentar com sua prótese.

Outros detalhes da vida íntima de Lightning & Thunder em Song Sung Blue foram tirados direto da história real, como a inesperada gravidez de Rachel, uma das filhas de Claire de um casamento anterior. Como vemos ali, a jovem decidiu ter a criança, mas dá-la para adoção – com todo o apoio da família.

E, por fim, é verdade que Mike Sardina faleceu muito antes da esposa… mas o filme muda bastante as circunstâncias de sua morte, para efeitos dramáticos. É verdade que o cantor sofreu uma queda em casa e bateu a cabeça, e também é verdade que ele decidiu ir a um show ao invés de buscar ajuda médica (o que provavelmente o teria salvo), mas a apresentação em questão não era a maior ou mais importante da carreira do duo.

Ao invés disso, logo antes de falecer, em 2006, Mike se apresentou sozinho como ato de abertura de um jogo de beisebol local – um final muito menos dramático do que apresentado no longa.

Song Sung Blue: Um Sonho a Dois já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.