Robert Duvall | Relembre cinco filmes inesquecíveis do ator
Astro de O Poderoso Chefão e mais, astro faleceu aos 95 anos nesta segunda-feira (16)
Créditos da imagem: Reprodução
O mundo do cinema deu adeus ao ator Robert Duvall, que faleceu aos 95 anos, nesta segunda-feira (16). Lenda de Hollywood, o astro colecionou papéis memoráveis em uma carreira que durou mais de 70 anos e lhe rendeu prêmios no Oscar, Emmy e Globo de Ouro.
Para celebrar a obra e o legado de um dos grandes astros do cinema, reunimos abaixo cinco dos filmes mais marcantes de Robert Duvall. Confira:
1) O Poderoso Chefão (1972) e O Poderoso Chefão: Parte II (1974)
Não há como abrir a lista sem citar o trabalho de Robert Duvall nos dois primeiros filmes de O Poderoso Chefão. Ele interpretou Tom Hagen, que atuava como advogado e consigliere, ou “conselheiro”, para os Corleone. Criado como parte da família e tido como voz da razão, Hagen é uma das bases para manter o clã unido, seja nos negócios ou na parte pessoal. Uma firmeza que ganhou vida na interpretação de Duvall e rendeu a ele a primeira indicação ao Oscar e ao BAFTA.
Os filmes estão disponíveis para streaming na Netflix e Paramount+.
2) Apocalypse Now (1979)
Após O Poderoso Chefão, Robert Duvall voltou a colaborar com o diretor Francis Ford Coppola em algumas oportunidades. A mais celebrada delas, de longe, é o drama de guerra Apocalypse Now (1979). No filme, ele interpreta o Tenente-coronel Bill Kilgore, comandante de um esquadrão de helicópteros que auxilia o grupo de Benjamin Willard (Martin Sheen) a atravessar um rio perigoso. Kilgore venera a guerra ao ponto de considerar o campo de batalha como seu verdadeiro lar, uma paixão que ganhou vida no aterrador e inesquecível monólogo sobre adorar o cheiro de napalm pela manhã.
Pelo filme, ele venceu seu primeiro Globo de Ouro e o único BAFTA da carreira.
Apocalypse Now está disponível para compra e aluguel no Apple TV+.
3) THX 1138 (1971)
No início da década de 1970, Robert Duvall protagonizou THX 1138 (1971), filme de estreia de George Lucas, que anos depois criou Star Wars. O astro deu vida ao personagem-título, um trabalhador no futuro distópico em que os seres humanos são impedidos de sentir emoções e exercer a própria individualidade. Ao parar de usar as drogas obrigatórias que controlam suas emoções, ele começa a desenvolver sentimentos pela colega LUH 3417 (Maggie McOmie), dando início a uma jornada de rebeldia e libertação.
O filme está disponível para compra ou aluguel digital no Apple TV+ e Prime Video.
4) Rede de Intrigas (1976)
Em Rede de Intrigas (1976), um apresentador de jornal surta ao vivo e ameaça tirar a própria vida, no ar, dali alguns dias. Para muitos, um evento como esse pode ser chocante ou até alarmante, mas não para Frank Hackett, o inescrupuloso executivo vivido por Robert Duvall. O ator traz uma performance que encarna o tom desse longa, dando vida a um personagem tão odiável quanto divertido de se assistir em uma comédia dramática satírica.
O filme está disponível para streaming no Prime Video.
5- Coração Louco (2009)
Quem assistir a Coração Louco (2009) por conta de Robert Duvall pode ao mesmo tempo se frustrar e se maravilhar. A possível decepção vem do fato de que ele aparece pouco no longa. Porém, olhos mais atentos podem se maravilhar com sua interpretação de Wayne, o velho amigo que ajuda o protagonista Blake (Jeff Bridges) a voltar aos trilhos.
Na época do lançamento, Duvall falou abertamente sobre como só atuou para que sua produtora, que foi responsável por Coração Louco, conseguisse tirar o longa do papel. E mesmo com uma motivação tão fria e direta, o astro trouxe uma de suas interpretações mais calorosas.
O filme está disponível para streaming no Disney+.