Robert Duvall, ator de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, morre aos 95 anos
Esposa do vencedor do Oscar publicou comunicado em rede social
O cinema perdeu mais uma de suas lendas. Robert Duvall, ator de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, morreu aos 95 anos. O anúncio foi feito em um comunicado publicado por sua esposa Luciana Duvall. Segundo ela, o ator faleceu em casa, "cercado de amor e conforto". Confira abaixo.
“Ontem nos despedimos do meu amado marido, querido amigo e um dos maiores atores do nosso tempo”, escreveu ela. “Bob faleceu em paz em casa, cercado de amor e conforto. Para o mundo, ele era um ator vencedor do Oscar, um diretor, um contador de histórias. Para mim, ele era simplesmente tudo.
Sua paixão pela arte só era comparável ao seu profundo amor por personagens, uma boa refeição e por receber visitas. Em cada um de seus muitos papéis, Bob se entregou completamente aos personagens e à essência do espírito humano que eles representavam. Ao fazer isso, ele nos deixa algo duradouro e inesquecível. Agradecemos pelos anos de apoio que vocês demonstraram a Bob e por nos concederem este tempo e privacidade para celebrar as memórias que ele deixa.”
Vencedor do Oscar em 1984, por A Força do Carinho, Robert Duvall foi indicado ao prêmio outras seis vezes, incluindo seus trabalhos em O Apóstolo, A Qualquer Custo, O Juiz e dois trabalhos que redefiniram sua carreira: Apocalypse Now e O Poderoso Chefão.
O conselheiro, advogado e filho adotivo dos Corleone, Tom Hagen, foi o papel que mudou de vez a história de Duvall no cinema e a parceria com Francis Ford Coppolla se repetiu na continuação e A Conversação, estrelado por Gene Hackman.
Poucos anos depois, a carreira do ator teve mais dois trabalhos marcantes. O primeiro, em 1976, foi em em Redes de Intrigas, de Sidney Lumet, onde interpretou Frank Hackett, um executivo de TV implacável. Três anos depois, o ator eternizou a frase "Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã", como o Coronel Kilgore, de Apocalypse Now, novamente comandado por Coppolla.
O ator estrelou ainda filmes como O Grande Santini, também de 1979, Confissões Verdadeiras, ao lado de Robert DeNiro, e blockbusters como Dias de Trovão, Impacto Profundo e 60 Segundos. Ao todo, ele acumula mais de 140 créditos de atuação tanto no cinema quanto na TV.