Rambo | Os melhores momentos da franquia (até agora)

Créditos da imagem: Lionsgate/Yana Blajeva/Divulgação

Filmes

Lista

Rambo | Os melhores momentos da franquia (até agora)

Adrenalina e emoção em cenas inesquecíveis dos filmes

Nicolaos Garófalo
18.09.2019
18h49
Atualizada em
18.09.2019
19h09
Atualizada em 18.09.2019 às 19h09

Adaptação de First Blood, livro de David Morrell, Rambo: Programado Para Matar chegou aos cinemas em 1982 contando a história de John Rambo (Sylvester Stallone), um veterano da Guerra do Vietnã que volta para os EUA e, com transtorno de estresse pós-traumático, arruma encrenca com o xerife de uma pequena cidade americana, começando uma verdadeira guerra contra a força policial local.

Assim como o livro, o primeiro filme é uma crítica ao tratamento do povo e do governo americano aos soldados que lutaram no Vietnã e voltavam de uma guerra que não queriam lutar para um país que não os respeitava.

De lá para cá, Rambo já teve mais três filmes, com o quinto estreando no dia 19 de setembro. Relembre momentos marcantes dos quatro primeiros longas estrelados por Sly:

Fuga da cadeia – Rambo

Tristar/Divulgação

Começamos a lista com a primeira cena de ação da franquia. Preso por desacato à autoridade do xerife, Rambo vai parar na cadeia, onde é agredido e maltratado enquanto relembra as torturas vividas no Vietnã. Quando um policial com uma navalha tenta fazer sua barba, o veterano estoura e foge da prisão de maneira épica, derrubando cada pessoa fardada no recinto. Completando a sequência, o personagem ainda derruba um motorista de sua moto, começando uma perseguição em alta velocidade.

“Ele é o melhor” – Rambo

Tristar/Divulgação

Um dos melhores exemplos das capacidades de Rambo é revelado em diálogo entre o xerife Will Teasle (Brian Dennehy) e o Coronel Trautman (Richard Crenna), responsável por treinar o veterano para a guerra. Enquanto Teasle se prepara para enviar 200 homens armados para a floresta onde Rambo está foragido, o militar explica cada uma das capacidades do ex-soldado, dizendo que se o policial seguir com o plano, é melhor separar “uma montanha de sacos para os corpos”.

Desabafo – Rambo

Tristar/Divulgação

Provavelmente uma das cenas mais emocionantes da franquia, o discurso de Rambo sobre os terrores da guerra é também emblemático. Encurralado por diversos policiais após vencer as forças do xerife Teasle, o veterano conta em lágrimas a Trautman sobre os amigos perdidos em batalhas, os gritos de protestos ouvidos em sua chegada no aeroporto e a sensação constante de nunca escapar da guerra. Na versão dos cinemas, o coronel convence Rambo a se entregar à polícia, dando fim a um confronto que mexeu com a cidade. O final original do filme, porém, mostraria o soldado se matando com a pistola de Trautman, mas Sly convenceu o diretor Ted Kotcheff a poupar a vida do personagem.

Resgate – Rambo II: A Missão

Tristar/Divulgação

Enviado de volta ao Vietnã para uma missão de reconhecimento, Rambo se infiltra em um acampamento militar, onde encontra um soldado americano sendo torturado pelos soldados locais. Armado com arco e flechas e sua fiel faca, o grandalhão vai silenciosamente eliminando oponentes, abrindo caminho para salvar – por pouco tempo – seu compatriota.

Flechas-bomba – Rambo II: A Missão

Tristar/Divulgação

Mais um grande momento da sequência de 1985, Rambo decide vingar a morte Co (Julia Nickson), usando uma série de flechas com pontas explosivas, destruindo soldados, casas, jipes e tudo mais que o guerrilheiro considere estar bloqueando seu caminho para liberdade.

Tortura – Rambo II: A Missão

Tristar/Divulgação

Capturado depois de ser abandonado por seus superiores no Vietnã, Rambo passa por diversas torturas pelas mãos de soldados vietnamitas e russos, em nenhum momento mostrando sinal de fraqueza. As respostas atravessadas ao general soviético Podovsky (Steven Berkoff) só servem para solidificar ainda mais a fama de casca-grossa do veterano que, pouco depois, consegue escapar pela segunda vez do acampamento de prisioneiros.

Perseguição de helicópteros – Rambo II: A Missão

Tristar/Divulgação

Como se Rambo II: A Missão já não tivesse sido recheado de tiro, porrada e flechas-bomba, a sequência de ação do clímax do segundo filme coloca Rambo pilotando um helicóptero cheio de soldados americanos encontrados em um acampamento vietnamita, fugindo de Podovski, também pilotando um helicóptero. Quando o russo aparentemente derruba os americanos e se prepara para o golpe final, Rambo consegue uma brecha e salva os companheiros com um tiro de bazuca extremamente bem colocado.

Uma nova vida – Rambo III

Tristar/Divulgação

“Aposentado” na Tailândia, Rambo vive agora no monastério onde, em troca de abrigo e comida, trabalha para manter a estrutura de pé. Para ajudar os monges financeiramente, o veterano participa de lutas com bastões clandestinas. A briga que vemos é emocionante e o protagonista, muito popular entre os presentes, ganha por pouco.

John e Trautman contra os russos – Rambo III

Tristar/Divulgação

Depois de escapar de uma base soviética no Afeganistão, Rambo e o Coronel Trautman são cercados por tanques e helicópteros, com os soldados inimigos ordenando que a dupla se entregue. Com um último xingamento heroico, os dois começam a atirar com suas metralhadoras e lançadores de granada, explodindo alguns adversários antes de pular em uma trincheira. Segundos depois, uma tropa de aliados paquistaneses chega atirando, virando o jogo a favor dos heróis. O feito é ainda mais épico quando lembramos que Rambo tinha uma ferida atravessando o abdómen, que o próprio havia cauterizado com pólvora horas mais cedo.

Ferreiro – Rambo IV

Lionsgate/Divulgação

Vivendo uma vida simples no norte da Tailândia, Rambo é recrutado para resgatar um grupo de missionários sequestrados na Birmânia. Sem armas pela primeira vez desde o primeiro filme, o veterano não hesita e parte para a fornalha, onde molda um novo facão para enfrentar os perigos que estão por vir.

Virada de jogo – Rambo IV

Lionsgate/Divulgação

Em cena que virou meme, os heróis do quarto filme da franquia são encurralados por soldados birmaneses e estão prestes a serem executados quando Rambo assume o controle de uma metralhadora de alto calibre, despedaçando diversos inimigos com projéteis antitanques. A ação de Rambo dá espaço para que seus aliados se armem e vençam o sangrento confronto.