Quarteto Fantástico: Quem é Franklin Richards, e quais seus poderes?
Conheça tudo sobre o filho de Reed Richards e Sue Storm, e qual pode ser seu papel no MCU
Créditos da imagem: Arte Omelete/Marvel
O novo filme do Quarteto Fantástico está finalmente aqui, e pela primeira vez na história, um longa-metragem live-action do grupo traz para a história Franklin Richards, filho mais velho de Reed Richards (Pedro Pascal) e Sue Storm (Vanessa Kirby). Franklin é um dos personagens mais poderosos de todo o panteão da Marvel, e o seu futuro em Vingadores: Doomsday e além traz muitas possibilidades.
Quem é Franklin Richards?
Franklin Richards é o primeiro filho de Sue e Reed. Nos quadrinhos, ele é definido como um mutante cujo nível de poder supera a classificação Omega, dada a nomes como Magneto e Tempestade. Franklin é uma figura que já foi vista em diferentes idades nas HQs da Marvel, mas tipicamente aparece como criança ou pré-adolescente.
Ele tem uma irmã mais nova, Valeria Richards, cujo intelecto rivaliza ou até supera o de Reed, e as versões adultas dos personagens tipicamente trabalham juntos para continuar o legado de heroísmo dos pais.
Ele já adotou alguns nomes de heróis, como Psi-Lord ou, mais recentemente, Powerhouse. Normalmente visto como um menino loiro, Franklin já alterou sua aparência para ter cabelo preto, e às vezes coloca um bloqueio mental em si mesmo para limitar seu uso de poderes absurdamente perigosos e grandiosos, levantando essa amnésia auto imposta apenas um dia no ano.
[O próximo parágrafo tem spoilers de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. Pule para o próximo item do explicado para evitá-los.]
Em Primeiros Passos, vemos Franklin como bebê, e depois como uma criança de quatro ou cinco anos. A manifestação de seus poderes vem quando ele instintivamente revive Sue, que morre durante a batalha contra Galactus.
Por que Galactus quer Franklin Richards?
A relação de Galactus e Franklin Richards nos quadrinhos é extensa. Em Primeiros Passos, Galactus diz que Franklin tem o mesmo Poder Cósmico que deu fome eterna ao Devorador. A intenção dele é levar Franklin para si, afirmando que o garoto não só matará sua fome como herdará seu trono.
Essa é uma ideia com base nos quadrinhos. Atualmente, o multiverso das revistinhas da Marvel representa o Oitavo Cosmos – a oitava vez que o multiverso começou do zero – e já foi profetizado que no Nono Cosmos, Franklin virará uma espécie de Galactus. O pouco que vimos dele assim foi numa visão de Reed, que vê o filho com um corpo gigante e dourado.
Em outros encontros de Franklin e Galactus, o Devorador já chegou a fugir da Terra para não encarar o menino, e foi revivido e controlado pela versão adulta de Franklin durante a lendária fase de Jonathan Hickman nos quadrinhos, uma história cujo clímax envolve os dois derrotando um exército de Celestiais e até hoje figura como uma das cenas mais marcantes da Marvel.
Quais são os poderes de Franklin Richards?
Na prática, Franklin pode fazer qualquer coisa. Seus poderes já foram descritos como capazes de remodelar a realidade. Eles incluem telecinese, telepatia, raios de energia e controle sobre estruturas moleculares. Ele já criou universos próprios, e sua versão adulta já foi tão poderosa que ela já foi descrita como o “grande inimigo da ordem omniversal.”
Essencialmente, suas fraquezas são impostas por ele mesmo. Para se controlar, Franklin coloca bloqueios mentais em seus poderes, memórias e até altera a própria estrutura molecular. Isso serve, também, para enganar inimigos e despistá-los do verdadeiro poder do garoto.
Em termos de videogame, Franklin é um boneco apelão. O mais apelão de toda a Marvel.
Qual será o papel de Franklin Richards em Vingadores: Doomsday?
Aqui, precisamos novamente entrar em spoilers de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos.
Na cena pós-créditos do filme, Franklin – já criança – é abordado em casa pelo Doutor Destino, Victor Von Doom. A cena corta antes de vermos o que Sue Storm fará ao ver Doom próximo de seu filho, que segura a máscara do vilão na mão.
Doutor Destino será o grande vilão da dupla de filmes Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas, que juntos tomarão inspiração de outra história escrita por Jonathan Hickman – Tempo Esgotado e Guerras Secretas (2015). Estas envolvem o colapso do multiverso, salvo apenas por Doom, que com o poder dos Beyonders (seres que, nos quadrinhos, criam o multiverso), une fragmentos de várias realidades para criar uma nova Terra, onde ele é deus e imperador.
Supondo que algo parecido seja visto no cinema, o poder de Franklin pode substituir o dos Beyonders, que sequer foram apresentados no MCU, como combustível para que o Doutor Destino recrie a existência em seu nome. Na HQ, Franklin está nesse novo mundo, e devido a amnésia causada por Doom, acredita que o vilão é seu pai. Lá, ele novamente controla Galactus.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários