Paulo César Pereio, lendário ator brasileiro que atuou em dezenas de filmes, série e novelas, morreu ontem (12) aos 83 anos. Dono de uma voz grave inconfundível, ele foi um dos grandes nomes do cinema brasileiro entre os anos 1960 e 1980.
O legado do astro brasileiro é enorme, mas nem todas produções nas quais atuou podem ser encontradas facilmente. Abaixo, o Omelete lista alguns títulos que fazem parte do currículo de Pereio e pode ser encontradas em plataformas de streaming.
Confira:
Terra em Transe (Globoplay)
Clássico do cinema nacional dirigido por Glauber Rocha e que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 1967.
Eldorado, país fictício da América Latina, é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta por poder. No centro dos acontecimentos está o cínico jornalista Paulo Martins (Jardel Filho). Paulo Autran, José Lewgoy, Paulo Gracindo e Glauce Rocha também estão no elenco.
Magnífica 70 (Max)
Situada na São Paulo dos anos 1970, a trama conta a história de Vicente (Marcos Winter), um homem reprimido que trabalha no departamento de censura do governo de São Paulo e que se apaixona por Dora Dumar (Simone Spoladore), uma das protagonistas dos filmes que ele tem a obrigação de censurar.
Casado com Isabel (Maria Luiza Mendonça), filha do General Souto (Paulo César Pereio), Vicente vive uma existência acomodada e monótona, mas em uma tentativa de encontrar Dora, ele entra em contato com o universo sedutor e caótico da Boca do Lixo e é apresentado a Manolo (Adriano Garib), o dono da produtora Magnífica.
Presença de Anita (Globoplay)
Em busca de inspiração durante as férias, Nando (José Mayer) vê em Anita (Mel Lisboa) a personagem ideal para seu romance. Ela mora em um sobrado onde, no passado, aconteceu um crime passional. Intensa, Anita seduz Nando e desperta a primeira paixão de Zezinho (Leonardo Miggiorin), formando um triângulo amoroso.
O Homem do Ano (Globoplay)
Maiquel (Murilo Benício) perdeu uma aposta e pintou seu cabelo de loiro. Este pequeno evento desencadeia uma colisão frontal com o destino, no qual Maiquel passa de herói a ser fora-da-lei - tudo em 24 horas.
Claudia Abreu, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Jorge Dória e Natália Lage completam o elenco.
Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (Globoplay)
Nos anos 1960, uma organização batizada pela polícia brasileira como Esquadrão da Morte passa a combater o crime à margem da lei. Entre os personagens que ficaram marcados deste grupo se destaca Lúcio Flávio (Reginaldo Faria), que se tornou um dos homens mais procurados do Rio de Janeiro.