Paul Verhoeven: Filmes da Marvel são divertidos, mas "não dizem nada"

Créditos da imagem: Paul Verhoeven no set de Showgirls (Reprodução)

Filmes

Notícia

Paul Verhoeven: Filmes da Marvel são divertidos, mas "não dizem nada"

Diretor de Robocop e Instinto Selvagem também sente falta de sexo nos blockbusters atuais

Omelete
2 min de leitura
Caio Coletti
12.04.2022, às 08H29

Paul Verhoeven, diretor de filmes como RobocopInstinto SelvagemShowgirls, criticou o universo cinematográfico Marvel e, mais amplamente, os atuais blockbusters hollywoodianos - segundo o cineasta, eles "são divertidos, mas não dizem nada".

"Hoje, Hollywood só faz filme sobre destruir coisas e explodir coisas. Às vezes esses filmes me divertem, mas a narrativa deles não me diz nada sobre quem somos neste momento da história. Não vejo muito pensamento em filmes da Marvel ou de James Bond", comentou.

Por falar em Bond, a franquia 007 é símbolo de outra mudança em Hollywood criticada por Verhoeven: a falta de sexo nos grandes filmes comerciais: "Sempre houve sexo em Bond. Eles não mostravam seios nem nada, mas eles faziam sexo".

"O sexo é a essência da nossa existência. Sem ele, não teríamos mais a espécie humana, então por que o transformamos nesse grande segredo que não pode ser falado? Há quase que um novo puritanismo [em Hollywood e na sociedade]", apontou.

Verhoeven ainda culpou a religiosidade e o "pensamento evangélico das últimas décadas" por esse tal puritanismo, apontando que ele "introduziu a ideia que a sexualidade precisa ser voltada para a família, para um homem, uma mulher e alguns filhos".

"A sexualidade foi retirada dos filmes. Nos anos 1970, você podia falar dela, mas quando chega agora, algumas décadas depois, aqueles filmes não seriam mais feitos. Seria muito difícil lançar Showgirls ou Instinto Selvagem neste momento", completou.

O último filme de Verhoeven, Benedetta, mostra as explorações sexuais de uma freira no século XVII. O próximo, intitulado Young Sinner, deve retomar o estilo thriller erótico popular nos anos 90.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.