Filmes

Artigo

Pantera Negra | Entenda as cenas pós-créditos do filme

Longa já está em cartaz no Brasil

15.02.2018, às 12H39.
Atualizada em 17.02.2018, ÀS 01H00

Pantera Negra é um dos filmes mais independentes do Universo Cinematográfico da Marvel, mas não abandona tradições do estúdio como as cenas pós-créditos. São dois trechos que continuam a história e preparam o público para Vingadores:Guerra Infinita.

Marvel Studios/Divulgação

[Cuidado com os spoilers!]

A primeira cena: Acompanhado por Nakia (Lupita Nyong'o), Okoye (Danai Gurira) e Ayo (Florence Kasumba), o rei T'Challa (Chadwick Boseman) faz um discurso na sede da ONU em um momento que havia sido vislumbrado nos trailers.

O que significa: Além de criticar abertamente a atual política norte-america - “em um momento de dificuldade, sábios criam pontes, tolos criam barreiras” -, a cena deixa claro que Wakanda não é mais uma nação secreta, dando continuidade aos planos de ajuda apresentados por T'Challa no final do filme. Essa abertura deve mostrar suas consequências já em Vingadores: Guerra Infinita, com Wakanda sendo um dos principais terrenos no embate contra as forças de Thanos. Além disso, a tecnologia desenvolvida por Shuri (Letitia Wright) será usada por Bucky Barnes (Sebastian Stan) e Capitão América (Chris Evans) e pode influenciar outros heróis, com a cientista assumindo o papel de Tony Stark (Robert Downey Jr.) nesse setor para uma nova geração da Marvel. A abertura de Wakanda também pode influenciar diretamente o “mundo civil” do Universo Cinematográfico da Marvel, uma vez que os avanços nos campos da medicina desenvolvidos no país e apresentados no filme (um ferimento de bala curado em questão de horas, por exemplo) cheguem a um grande público. A grande questão é o quanto Wakanda vai se abrir e qual será a reação da humanidade uma vez que a nação mais avançada do planeta mostre seus recursos.

A segunda cena: Em uma tenda, três crianças observam e brincam com alguma coisa. Bucky Barnes deixa o local, ainda sem o braço mecânico (perdido em Guerra Civil). Ele encontra Shuri, que pergunta: “Como se sente Sargento Barnes?”. Ele pede para ser chamado de Bucky, dando a entender que está completamente recuperado da lavagem cerebral sofrida no passado. “Venha, há muitas coisas que você precisa entender”, diz a princesa.

O que significa: A cena serve para explicar a ausência de Bucky durante todos os eventos de Pantera Negra, fazendo a ponte entre a cena pós-créditos de Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Shuri será responsável pela criação do seu novo braço mecânico e deve se tornar uma das suas aliadas no futuro do MCU.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.