Paddington 2 perde 100% no Rotten Tomatoes após 1ª crítica negativa desde 2017

Créditos da imagem: StudioCanal/Divulgação

Filmes

Notícia

Paddington 2 perde 100% no Rotten Tomatoes após 1ª crítica negativa desde 2017

Filme sobre o ursinho radicado na Inglaterra volta a dividir topo da plataforma com Cidadão Kane

Eduardo Pereira
28.05.2021
19h06

As Aventuras de Paddington 2, o adorável filme familiar de 2017 que expande a história do simpático ursinho morador da Inglaterra, não é mais dono de uma nota perfeita no Rotten Tomatoes. O agregador de avaliações registrou a primeira crítica negativa para o filme em quase quatro anos, o que reduziu sua porcentagem de aprovação de 100% para 99%.

Embora a queda tire de Paddington a dianteira isolada em aprovação na plataforma, ela não significa que o filme deixou o topo, mas que a produção dirigida por Paul King tem de dividi-lo com outro longa-metragem: a obra histórica de um tal Orson Welles chamada Cidadão Kane. Apontado por muitos como o melhor filme de todos os tempos, o ganhador de um Oscar, lançado em 1941, amargou o segundo lugar contra o fofo ursinho desde abril, quando uma coluna negativa de 80 anos atrás do jornal Chicago Tribune foi redescoberta.

A crítica que encerrou o reinado de As Aventuras de Paddington 2 foi publicada nesta sexta-feira (28) por Eddie Harrison, do site film-authority.com. Os problemas apontados por ele incluíram desde o design do protagonista animado ("olhos malignos e artificiais e pelos de rato") até a voz do ator que dá vida ao personagem, Ben Whishaw ("soa como um membro de alguma banda de pop independente se recuperando do uso de quetamina").

Harrison, que divulgou a crítica em primeira mão na BBC Radio, conclui com um comparativo entre as histórias escritas de Paddington e a adaptação cinematográfica, afirmando que "questões de raça e identidade, centrais ao personagem, são ignoradas e as situações em que esse Paddington se encontra são artificiais e ridículas", ele escreve. "Simplesmente não deveriam acontecer a um urso".

Ainda que as palavras de Harrison possam parecer desanimadoras, o consenso da crítica sobre As Aventuras de Paddington 2 parece mais alinhado ao que destaca o próprio Rotten Tomatoes: "Honra o rico legado da sua estrela com uma sequência de natureza doce, recheada de visuais adoráveis igualados apenas por uma história que equilibra perfeitamente uma trama familiar de aquecer corações com uma aventura divertida para todas as idades".

O filme mais recente da saga do urso britânico, As Aventuras de Paddington 2, foi lançado no Brasil no início de 2018 e foi muito bem recebido pela crítica. Até hoje, se mantém na lista de melhores produções de alguns veículos especializados. O longa arrecadou pouco mais de US$ 226 milhões ao redor do mundo.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.