Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Artigo

Omelista: Dez filmes de dar água na boca

Prepare seu caderno de receitas

MF
30.05.2011, às 21H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H21

No OmeleTV #127 nós elegemos cinco filmes de dar água na boca. Mas a discussão foi além e muitos outros bons longas-metragens ficaram de fora. Por isso o patrocinador do programa, o Cream Cheese Philadelphia, pediu para aumentarmos o cardápio, aumentando a lista com novos ingredientes, temperos e sabores, por isso estamos trazendo agora uma versão estendida da Omelista.

Para começar, relembramos os projetos já listados no videocast desta semana:

Omelete Recomenda

Ratatouille

A história de um talentoso ratinho, Remy, que aprendeu a cozinhar vendo os programas e lendo os livros de culinária de Gusteau, um famoso chef francês que pregava o lema "qualquer um pode cozinhar". Quando vê um ajudante de cozinheiro arruinando um prato, ele se desespera e acaba caindo na cozinha, onde pode finalmente realizar seu sonho, se tornar um dos melhores chefs do mundo.

Porque está na lista: A animação da Pixar consegue como poucos mostrar o prazer que se sente quando algo deliciosamente gostoso encontra o nosso paladar.

EUA, 2007. Direção: Brad Bird e Jan Pinkava. Elenco: Vozes na versão original de Ian Holm, Brian Dennehy, Peter O'Toole, Brad Garrett. Duração: 120 min.

Julie & Julia

A história real de Julie Powell, nova-iorquina que, ao perder o emprego, decide cozinhar diariamente as receitas da renomada Julia Child e narrar suas experiências em um blog. O diário online virou um livro, que foi adaptado aos cinemas com Amy Adams e Meryl Streep.

Porque está na lista: Porque Julia Child levou para as mulheres estadunidenses um pouco da cozinha francesa que ela aprendeu na marra em Paris. E também porque, décadas depois, ela ainda é reconhecida a ponto de servir de inspiração para o projeto como o blog de Julie, que no filme vai se virando como pode para cumprir sua meta de preparar todos os pratos traduzidos por sua quase chará.

EUA, 2009. Direção: Nora Ephron. Elenco: Amy Adams, Meryl Streep, Chris Messina. Duração: 124 min.

Simplesmente Martha

Premiado filme alemão que conta a história de Martha (Martina Gedeck), uma chef que usa sua cozinha para se afastar do mundo exterior, mas recebe uma dose de realidade quando sua sobrinha de 8 anos chega à sua porta para ficar. Ao seu lado no balcão está o italiano Mário (Sergio Castellitto), cujo estilo em nada lembra o de Marta. Receita certa para uma comédia romântica.

Porque está na lista: Misturando o drama pessoal de Marta com a necessidade de reaprender a viver, o filme coloca o paladar como forma essencial de se chegar ao coração em uma deliciosa cena em que os dois protagonistas se sentam ao chão e comem sem a ajuda de talheres, despertando instintos há muito tempo suprimidos.

(Drei Sterne) Alemanha, 2001. Direção: Sandra Nettelbeck. Elenco: Martina Gedeck, Sergio Castellitto, Máxime Foerste, Ulich Thomsen, Katja Studt, August Ziener, Sibylle Canônica. Duração: 195 min.

Maria Antonieta

A princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dunst) é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.

Porque está na lista: A abastada corte francesa aproveita seus últimos momentos no poder para festejar com muito rock 'n roll (pelo menos na versão de Sofia Coppola) e comida. O filme foi um dos reponsáveis pela popularização do macaroon, que agora pode ser facilmente achado até mesmo nas docerias daqui do Brasil.

(Marie Antoinette) EUA, 2006. Direção: Sofia Coppola. Elenco: Kirsten Dunst, Marianne Faithfull, Steve Coogan, Judy Davis, Jason Schwartzman. Duração: 123 minutos.

O Poderoso Chefão

A saga da família Corleone é um banquete para cinéfilo algum botar defeito e, como em toda boa família italiana, comida é o que não falta. Afinal, quer lugar melhor para se discutir questões realmente importantes do que em uma bem servida mesa?

Porque está na lista: "Deixe a arma, pegue o canolli." Precisa dizer mais?

Assista ao vídeo do OmeleTV #127:

Como Água Para Chocolate

Tita (Lumi Cavazos) e Pedro Muzquiz (Marco Leonardi) são apaixonados, mas uma tradição local impede que os dois se casem, pois ela precisa tomar conta de sua mãe (Regina Torné). Impedida de se casar com Tita, Pedro acaba aceitando a mão de sua irmã mais velha, Rosaura (Yareli Arizmendi), apenas para poder ficar sempre perto de sua amada.

Porque está na lista: O filme mexicano, baseado em um livro homônimo, mostrava como os sentimentos de Tita passavam de suas mãos (e até lágrimas) para os pratos que preparava, indo da tristeza ao amor.

(Como agua para Chocolate) México, 1993. Direção: Alfonso Arau. Elenco: Marco Leonardi, Lumi Cavazos, Regina Torné, Mario Iván Martinéz, Ada Carrasco, Yareli Arizmendi, Claudette Maillé, Pilar Aranda, Farnesio De Bernal. Duração: 105 min.

A Festa de Babette

Em uma noite de 1871, Babette chega a um vilarejo na Dinamarca. Refugiada, ela acaba empregada na casa de duas solteironas, filhas de um pastor que desenvolveu por ali sua própria seita, já quase extinta, mas ainda preservada pelas duas irmãs, que não aceitam tirar qualquer prazer da vida material. Após quatorze anos de serviços prestados, Babette recebe a notícia de que ganhou na loteria, mas ao invés de voltar à França, ela pede permissão para preparar um jantar em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. E assim os convidados acabam se deliciando com o mais perfeiro banquete francês.

Porque está na lista: As melhores cenas do filme são justamente as que mostram o banquete sendo preparado e, depois, consumido pelos convidados de Babette, que jamais haviam provado nada próximo daqueles ingredientes de altíssima qualidade e sabor. Um jantar real como só a corte francesa havia experimentado antes.

(Babettes gæstebud) Dinamarca, 1987. Direção: Gabriel Axel. Elenco: Stéphane Audran, Birgitte Federspiel, Bodil Kjer, Jean-Philippe Lafont, Bibi Andersson. Duração: 102 min.

A Grande Noite

Dois imigrantes italianos chegam a Nova Jersey e abrem um restaurante, Paradise. Primo (Tony Shalhoub) é o chef perfeccionista e Secondo (Stanley Tucci) é o homem dos negócios. Enquanto um se frustra constantemente com a visão americanizada da comida italiana, o outro vê no país a chance de uma nova vida. Mas antes de mais nada, eles precisam dar um jeito de fazer o restaurante ir para frente e para isso se preparam para a tal Grande Noite do título, um jantar para um músico de jazz e convidados, que pode mudar a sua sorte.

Porque está na lista: Uma frase resume um dos pratos especiais preparado pelos irmãos: "Eu deveria te matar! Essa comida está tão boa que eu deveria te matar!"

(Big Night) EUA, 1996. Direção: Campbell Scott, Stanley Tucci. Elenco: Minnie Driver, Ian Holm, Isabella Rossellini, Tony Shalhoub, Stanley Tucci. Duração: 107 min.

Tampopo - Os Brutos Também Comem Spaghetti

Uma jovem viúva chamada Tampopo (Nobuko Miyamoto) tenta manter seu restaurante de lámen (macarrão japonês) aberto com muita dificuldade. Goro (Tsutomu Yamazaki), um experiente motorista de caminhão salva a o filho mais novo de Tampopo de levar uma surra de um grupo de meninas e é recompensado cum uma tigela de seu macarrão, que é péssimo. Começa então a busca dos dois pela receita perfeita de lámen. Paralelo a essa trama principal, são contadas as histórias de outros personagens, sempre envolvendo comida de alguma forma.

Porque está na lista: A comédia japonesa se autointitula como o primeiro ramen western, uma brincadeira com o gênero western spaghetti, os faroestes de produção italiana. Além das várias histórias paralelas, dá para anotar algumas receitas e depois tentar recriar em casa.

(Tampopo) Japão, 1985. Direção: Juzo Itami. Elenco: Tsutomu Yamazaki, Nobuko Miyamoto, Ken Watanabe. Duração: 115 min.

Estômago

A história de Raimundo Nonato, migrante nordestino, e seu aprendizado de vida numa capital do sul do Brasil. Aprendizado de vida, mas, sobretudo, de cozinha, pois é através desta arte que ele descobre a si mesmo e se relaciona com os outros.

Porque está na lista: É um raro filme brasileiro que evoca situações e personagens da chamada comédia à italiana - e o culto à boa comida, como todo bom descendente de italiano sabe, também faz parte das nossas mesas aqui no Brasil.

Brasil, 2007. Direção: Marcos Jorge. Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz. Duração: 113 min.

Crítica e clipe

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.