Filmes

Lista

5 segredos de filmes revelados em livros

Obras derivadas ou adaptadas podem trazer tramas que não encaixavam em filmes

A cozinha
20.06.2020
11h00
Atualizada em
19.06.2020
23h25
Atualizada em 19.06.2020 às 23h25

Hollywood e literatura costumam andar de mãos dadas. Não é nada raro ver produtores e estúdios buscarem histórias emocionantes e cativantes nas listas de best-sellers para adaptá-los para as telas, na esperança de encontrar uma nova franquia de sucesso. Por outro lado, alguns filmes deixam pontas soltas que acabam resolvidas em livros que adaptam a trama vista nos cinemas ou histórias complementares lançadas em paralelo.

Na Omelista desta semana, você confere 5 segredos de longas e franquias que, por diferentes motivos, só foram resolvidos em livros. Assista no topo da página:

DESTINO DE JAR JAR BINKS

Divulgação

Star Wars Aftermath: Empire’s End revela o destino de Jar Jar Binks. O livro, que se passa entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, revela que o Gungan faz apresentações para crianças na rua, fazendo palhaçadas ao redor de uma fonte duas vezes ao dia enquanto é observado por adultos. Ele diz que não é querido em nenhum lugar, revelando que acabou ajudando a formar o Império sem querer. Em O Ataque dos Clones, Jar Jar, enquanto senador interino junto da Senadora Padmé Amidala, tomou uma medida que acabou ajudando o Império a enfraquecer a República e tomar o controle da galáxia.

FUGA DE NOVA YORK - OLHO DO SNAKE

Divulgação

A versão literária do clássico dos anos 80 expande o universo do filme em diversas maneiras. A obra mostra como o mundo ficou destruído após a Terceira Guerra Mundial e, especialmente, dá detalhes do passado de Snake. No livro a gente descobre que ele tem problemas com autoridade pois seus morreram queimados pela polícia e que ele perdeu seu olho durante uma batalha na Rússia. Snake foi atacado com uma bomba de gás e, apesar de estar usando uma máscara pra se proteger, um buraco no seu lado esquerdo fez com que o gás corroesse seu olho - algo que lhe dá dor até os dias de hoje.

O RETORNO DE PALPATINE

Divulgação

Na versão literária de A Ascensão Skywalker descobrimos como o Palpatine escapou da morte. Ele explica que roubou os segredos de Darth Plagueis, um poderoso sith que ele mesmo cita em uma conversa com Anakin no Episódio III. Antes de morrer, ele foi capaz de separar seu espírito do seu corpo original e o transferiu para um clone.

No seu primeiro encontro com Kylo Ren, Darth Sidious explica que precisa utilizar uma série de produtos regenerativos para manter seu corpo imperfeito - que é tão frágil que precisa ficar preso em um exoesqueleto que já foi utilizado por um antigo Lord Sith. Quando o vemos no Episódio IX ele está muito próximo de morrer e, por isso, precisa encontrar um novo corpo com urgência.  

O QUE ACONTECEU COM O E.T.

Divulgação

Em 1985, E.T., o Extraterrestre ganhou uma sequência literária escrita por William Kotzwinkle, que também escreveu a adaptação do filme de Steven Spielberg. Na publicação, E.T. volta para sua casa e descobre que tudo o que conhecia mudou. De lá, ele continua observando Elliott e vê que o garoto também está mudando e teme que ele esqueça de tudo que o ensinou. Por isso, ele decide voltar para Terra para ajudá-lo.

Cavaleiro das Trevas

Divulgação

O Coringa de Heath Ledger marcou história e, por conta da morte do ator, o personagem não é citado em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Porém, na adaptação literária de Greg Cox, descobrimos que ele é o prisioneiro solitário do recém-reconstruído Asilo de Arkham. Ninguém sabe se ele continua preso ou se escapou, tornando o vilão em uma lenda urbana.