O Retorno de Mary Poppins | 13 referências ao musical original

Créditos da imagem: Disney/Reprodução

Filmes

Lista

O Retorno de Mary Poppins | 13 referências ao musical original

Diretor Rob Marshall aproveita a sequência para homenagear o clássico de 1964

Mariana Canhisares
26.12.2018
09h40

O diretor Rob Marshall nunca escondeu sua intenção de homenagear Mary Poppins, o primeiro filme que assistiu na vida, quando assumiu o comando de O Retorno de Mary Poppins. Por isso, ele espalhou várias referências ao musical de 1964 ao longo de toda a continuação. Confira 13 delas a seguir:

1. Papagaio fala de novo!

Disney/Reprodução

O companheiro de Mary Poppins também está de volta à sequência. Assim como fez com Michael e Jane, o papagaio surpreende as crianças Banks ao fazer comentários com a babá.

2. A pipa

Disney/Reprodução

A pipa de Michael e Jane do primeiro filme é a responsável por trazer Mary Poppins de volta. Assim como no original, você consegue ver os recortes de jornal que as crianças usaram para remendá-la e a faixa da Sra. Winnifred Banks como rabiola.

3. Sr. Banks, é você?

Disney/Reprodução

David Tomlinson, o Sr. George Banks, faleceu em 2000, mas o diretor Rob Marshall deixou uma discreta referência ao ator no filme. Logo no início, quando a pipa dos Banks começa a voar em direção ao parque, ela bate no chapéu de um homem sentado em um banco, lendo o jornal. O figurino do personagem, assim como o próprio hábito da leitura, lembram imediatamente o patriarca da família.

4. Almirante Bloom e sua pontualidade

Disney/Reprodução

Mesmo tantos anos depois, o Almirante Bloom e seu velho companheiro, Sr. Binnacle, seguem com sua tarefa de informar a vizinhança da hora exata. Porém, agora, eles têm um competidor à altura: o relógio Big Ben. E a pontualidade deles… bem, já não é mais a mesma.

5. Corrimão

Disney/Reprodução

Um dos primeiros indícios de que Mary Poppins não é uma babá convencional é o modo como ela sobe a escada, deslizando pelo corrimão. Na sequência, Emily Blunt repete a façanha, com a mesma elegância de Julie Andrews.

6. “Feche a boca, Michael. Ninguém aqui é bacalhau”

Disney/Reprodução

A primeira frase de Mary Poppins a Michael Banks na sequência é uma referência clara ao longa original. Quando ele se choca ao vê-la novamente, a babá o lembra de que ainda não são bacalhaus para ficarem de boca aberta.

Essa não é a única frase do primeiro filme que O Retorno de Mary Poppins relembra. Na realidade, há muitas outras, como “Mary Poppins nunca está errada”.

7. Piscadinha

Disney/Reprodução

Muito vaidosa, Mary Poppins não perderia a oportunidade de encarar o espelho na sequência. Novamente, ela interage com o seu reflexo, que segue admirando o seu visual.

8. Jack e Bert são amigos

Disney/Reprodução

Bert e sua irreverência não retornam com Mary Poppins na continuação. No entanto, o personagem não foi esquecido. Jack, o personagem de Lin-Manuel Miranda, além de ser muito parecido com Bert - até no sotaque -, é amigo pessoal do limpador de chaminés. Logo no início do filme, Jack revela que Bert está se aventurando pelo mundo.

9. Jane organiza protestos

Disney/Reprodução

Agora adulta, Jane segue os passos de sua mãe organizando protestos. Porém, enquanto a Sra. Winnifred Banks lutava pelo direito das mulheres de votar, Jane se preocupa com os direitos dos trabalhadores.

10. Participação da Jane original

Disney/Reprodução

Não é só a personagem Jane Banks que está de volta! A atriz Karen Dotrice, que viveu a jovem Banks quando criança, também faz uma participação no filme. Em determinado momento, quando Jane, agora interpretada por Emily Mortimer, e Jack conversam na rua, Dotrice pede ajuda para encontrar um endereço.

11. A volta dos pinguins!

Disney/Reprodução

Os pinguins dançarinos também voltam para mais um número musical. Mas, agora, eles acompanham Jack e Mary Poppins na música “A Cover Is Not the Book”.

12. Dick van Dyke agora é o Sr. Dawes Jr

Disney/Reprodução

Além de interpretar Bert em Mary Poppins,Dick vam Dyke viveu também o banqueiro Sr. Dawes. Agora, mais de 50 anos depois, o ator assume o filho do seu personagem, o Sr. Dawes Jr. E, cá entre nós, o filho envelheceu igualzinho ao pai!

13. Topsy, o novo tio Albert

Disney/Reprodução

O Retorno de Mary Poppins estabelece muitos paralelos com o musical original, a exemplo da presença da prima Topsy, vivida por Meryl Streep. Na sequência, a excêntrica personagem faz as vezes do tio Albert em um número musical divertido sobre ver o mundo a partir de novas perspectivas.