Poderoso Chefão Parte III, filme de Francis Ford Coppola

Créditos da imagem: O Poderoso Chefão Parte III/Paramount/Divulgação

Filmes

Notícia

O Poderoso Chefão Parte III ganhará corte do diretor em dezembro

Francis Ford Coppola reedita conclusão da sua icônica trilogia

Arthur Eloi
03.09.2020
17h13

Um ano após lançar seu terceiro corte de Apocalypse Now, o diretor Francis Ford Coppola agora pretende reeditar outro de seus filmes. O Poderoso Chefão Parte III, de 1990, terá um novo corte do diretor lançado em dezembro de 2020 [via The Film Stage].

A nova versão, remasterizada em 4K, se chamará Mario Puzo’s The Godfather, CODA: The Death of Michael Corleone, trazendo o nome de Mario Puzo, coroteirista do longa ao lado de Coppola e autor do livro que inspirou a trilogia toda. “É uma forma de reconhecer nosso título de preferência e nossas intenções originais para o que acabou se tornando O Poderoso Chefão Parte III”, falou o diretor. “Para essa versão do finale, criei um novo começo e um novo final, e também reordenei algumas cenas, planos e trilha sonora. Com essas mudanças, e a restauração do som e material, é uma conclusão mais apropriada aos dois primeiros filmes. Agradeço Jim Gianopulos e a Paramount por me permitirem revisitá-los.

Originalmente lançado em 1990, O Poderoso Chefão Parte III mostra a conclusão dos negócios criminosos de Michael Corleone, novamente vivido por Al Pacino. O projeto foi marcado por alguns embates entre Coppola e a Paramount, que rejeitou que o longa fosse chamado de A Morte de Michael Corleone na época. O filme teve recepção morna, especialmente quando comparado aos seus antecessores, e apesar de ter sido indicado sete vezes ao Oscar, não venceu nenhum prêmio.

O lançamento do novo corte de O Poderoso Chefão Parte III acontece em dezembro nos Estados Unidos, com exibição limitada nos cinemas antes de seguir para a mídia digital e ganhar cópias em mídia física. O lançamento digital no Brasil também acontece no mesmo mês, com o título de O PODEROSO CHEFÃO de Mario Puzo, Coda: A Morte de Michael Corleone.