Transforme sua forma de curtir entretenimento

Conheça o Chippu Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Lista

O Morro dos Ventos Uivantes | 5 principais diferenças entre o filme e o livro

Saiba como Emerald Fennell altera a história de Emily Brontë para a nova adaptação

Omelete
3 min de leitura
12.02.2026, às 09H13.
O Morro dos Ventos Uivantes

Créditos da imagem: Warner Bros.

Como a própria diretora e roteirista Emerald Fennell já explicou, sua versão de O Morro dos Ventos Uivantes não é uma adaptação direta da história do livro de Emily Brontë, mas sim uma interpretação possível da trama de Catherine e Heathcliff (daí vieram as aspas no título do filme com Margot Robbie Jacob Elordi).

Omelete Recomenda

Como você deve imaginar, isso gera uma série de diferenças na história. Nessa lista, vamos ignorar coisas como os figurinos e mansões do filme, que seguem uma linguagem bem mais moderna, para abordar as mudanças concretas na narrativa. Confira, abaixo, as cinco principais maneiras nas quais "O Morro dos Ventos Uivantes", o filme, é diferente de O Morro dos Ventos Uivantes, o livro.

1. Os filhos foram cortados (de novo)

None

Como acontece em diversas adaptações da história, os filhos de Catherine e Heathcliff foram cortados completamente da adaptação. No romance, Catherine tem uma filha, Cathy, com Edgard, e Heathcliff tem um filho, Linton, com Isabella. Além deles, há Hareton, que começa a trabalhar no Morro para Heathcliff. Os três protagonizam uma segunda geração de dramas no livro, com Heathcliff forçando um casamento entre Linton e Cathy e, eventualmente (após a morte de ambos Heathcliff e Linton), outro casamento: desta vez entre Cathy e Hareton, enfim encerrando o ciclo de vingança de O Morro dos Ventos Uivantes.

Nada disso está no filme, e não é exatamente uma surpresa. A maioria das adaptações ignora essa parte da história.

2. O irmão de Cathy já morreu

None

Durante boa parte da história de Brontë, o maior antagonista da trama é Hindley Earnshaw, o irmão de Catherine. Apesar do pai dos dois, que adota Heathcliff, ter seus altos e baixos como pessoa, é Hindley que realmente trata Heathcliff como um lixo, e quando o pai morre na infância dos dois (algo que no filme só acontece quando Heathcliff já ficou rico e voltou ao Morro), Hindley toma controle da família e coloca Heathcliff, de vez, para trabalhar como servo.

No filme, é mencionado que Catherine tem um irmão que já faleceu. Então, quando a história começa, Hindley já se foi.

Heathcliff não é cigano

None

Quer você compre ou não a linha interpretativa de que Heathcliff é negro, ou encare sua descrição como "cigano" de uma forma não étnica, uma coisa é certa: no livro, Brontë o desenha como uma figura que, para o britânico branco de classe alta, seria "o outro." Há uma estranheza que sem dúvidas tem tons xenofóbicos além das questões de classe que Fennell retém. No novo filme, Heathcliff é pobre e vem das ruas, mas ele tem traços tão anglo-saxões quanto qualquer pessoa da família Earnshaw.

Nelly Dean

None

A srta. Nelly Dean segue na história, mas Fennell muda um pouco o papel da personagem que, no livro, é tanto a caseira quanto uma narradora. Aqui, além de ter ascendência asiática, a personagem vivida por Hong Chau cresce quase como uma irmã adotiva de Catherine e, de certa forma, assume parte do papel de Hindley como membro da família Earnshaw que não gosta de Heathcliff e quer impedir o romance principal.

Não há narradores

None

O livro de Emily Brontë usa diversas molduras narrativas. A principal delas é a própria narração. A história de O Morro dos Ventos Uivantes é contada através de narradores que estão passando para frente o trágico histórico entre as famílias Earnshaw e Linton, passando pela adoção de Heathcliff, o romance perdido com Catherine e o final trágico dos dois. Fennell dispensa com isso tudo. Acompanhamos o longa sem esses elementos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.