O Oscar dedicado aos dublês pode estar mais próximo do que parece. É o que diz David Leitch, diretor de O Dublê, que durante uma entrevista ao Collider comentou o status da suposta nova categoria do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
"Está no processo agora, eu vejo grande encorajamento", disse o cineasta durante a conversa. Ele cita como passo importante para o prêmio a criação do novo braço de produção e tecnologia no corpo de votantes, que envolveu a inclusão de 100 dublês entre os membros da premiação. A inspiração, no momento, é o Oscar de melhor direção de elenco, anunciado este ano para as próximas edições da cerimônia a partir de 2026.
"Nós estamos trabalhando com a Academia dentro do braço de produção e tecnologia, meio que seguindo o mesmo modelo que os diretores de elenco seguiram [para conseguir uma categoria para a área]."
Leitch ainda afirma que o processo está na direção certa. "Espero que, em breve, isso seja possível e acho que há apoio real de todo mundo dentro da Academia", disse o diretor. "Agora é mais sobre dar os passos burocráticos necessários."
O Dublê é inspirada na série de TV Duro na Queda, que foi sucesso dos anos 1980. Criada por Glen A. Larson, mente por trás de Battlestar Galactica e Magnum P.I., a produção trazia Lee Majors (O Homem de Seis Milhões de Dólares) como um dublê de Hollywood que completava suas finanças atuando como caçador de recompensar.
O roteiro de O Dublê é assinado por Drew Pearce (Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw), que também é creditado como produtor-executivo ao lado de Geoff Shaevitz (Rota de Fuga).