O sucesso da dupla de cineastas Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière com suas adaptações de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo, lançadas nos cinemas entre 2023 e 2024, é inegável. Juntos, os filmes venderam quase 10 milhões de ingressos só na França, e arrecadaram mais de US$ 100 milhões nas bilheterias internacionais. Mesmo com essa recepção calorosa, no entanto, parece que não teremos outras adaptações de Alexandre Dumas pelas mãos da dupla num futuro próximo.
“Nós passamos cinco anos com Dumas, entre as produções Mosqueteiros e Monte Cristo, então acho que vamos mudar um pouco de ritmo para o próximo projeto”, comenta Delaporte em entrevista ao Omelete. “Daqui a muitos anos, quem sabe? Eu só não sei qual livro faríamos, porque adoro A Rainha Margot, por exemplo, mas acho que já temos uma excelente adaptação [o filme de 1994, estrelado por Isabelle Adjani]. Nesse caso em específico, ficaria hesitante em mexer na história de novo”.
É uma mudança de tom considerável em relação ao que Delaporte nos fala do próprio O Conde de Monte Cristo, negando que sentiu a pressão de trazer um clássico da literatura frances para os cinemas novamente: “Me parece que Monte Cristo é um monumento tão forte, tão sólido, que era impossível quebrá-lo. Eu sei que a nossa adaptação é só mais uma entre as que já vieram e que ainda vão vir. Tentamos manter isso em mente quando começamos a escrever o roteiro, que éramos só mais um capítulo nesse contínuo, para nos sentirmos mais livres para criar a nossa própria versão. Quanto mais única fosse nossa adaptação, mais interessante ficaria para o público”.
Em O Conde de Monte Cristo, Edmond Dantés (Pierre Niney) é traído por aqueles em quem mais confia, dado como morto e preso em uma localização remota. Anos depois, ele escapa e retorna para Paris, ricaço, buscando vingança. O filme jáestá em exibição nos cinemas brasileiros.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários