O Agente Secreto | Wagner Moura ganha Melhor Ator em prêmio chileno
Tânia Maria também foi contemplada como Atriz Coadjuvante
O filme brasileiro O Agente Secreto faturou dois galardões na premiação promovida pelo Círculo de Críticos de Santiago, associação de críticos de cinema mais importante do Chile.
A CCS escolheu Wagner Moura, protagonista do filme de Kleber Mendonça Filho, como Melhor Ator do ano. O segundo lugar ficou para Joel Edgerton, por seu desempenho em Sonhos de Trem.
🏆Mejor Actor:
— Círculo de Críticos de Santiago (@CCS_Cine) December 31, 2025
Ganador: Wagner Moura (El Agente Secreto)
Runner-up: Joel Edgerton (Train Dreams)#TOP2025 pic.twitter.com/7iZ70nwLxh
🏆Mejor Actriz Secundaria:
— Círculo de Críticos de Santiago (@CCS_Cine) December 31, 2025
Ganadora: Tania Maria (El Agente Secreto)
Runner-up: Amy Madigan (Weapons)#TOP2025 pic.twitter.com/S1NN3sit7c
Tânia Maria, por sua vez, foi selecionada como Melhor Atriz Coadjuvante de 2025, com Amy Madigan (A Hora do Mal) como segunda colocada. A atriz potiguar interpreta Dona Sebastiana, que acolhe perseguidos políticos no Recife da Ditadura Militar.
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, com distribuição da Vitrine Filmes.