O Agente Secreto | "Maior reconhecimento", diz Wagner Moura sobre Oscar 2026
Ator deu longa entrevista para revista dos EUA
Créditos da imagem: Reprodução
Na última semana, O Agente Secreto se tornou o filme brasileiro com mais indicações ao Oscar junto com Cidade de Deus. Um dos favoritos ao prêmio é Wagner Moura, que deve disputar com Timotheé Chalamet a escolha para Melhor Ator. Em uma longa entrevista à Variety, Wagner disse que a indicação é o maior reconhecimento de sua carreira e acredita ser ainda mais especial por ser um filme brasileiro.
"É complexo. Profissionalmente, este é provavelmente o momento de maior reconhecimento da minha carreira", afirmou o ator. "Mas a vida não para. [Após a indicação] abracei minha esposa e meus filhos, e então a vida continuou. Isso me mantém com os pés no chão. Este é um momento lindo, especialmente por se tratar de um filme brasileiro recebendo toda essa atenção. Estou realmente feliz".
"Mas já vivi o suficiente para entender que isso não é a vida real. Quando a euforia passar, serei marido e pai novamente", completou.
- Oscar 2026 | Lista completa de indicados com O Agente Secreto e Wagner Moura
- Oscar 2026 | Onde Assistir aos 10 Indicados a Melhor Filme
- Oscar 2026 | Os esnobados e as maiores surpresas entre os indicados
- O Agente Secreto | Todos os prêmios e indicações do filme até agora
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.
Agente concorre ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Moura) e Melhor Direção de Elenco.