Fábio Assunção em Motel Destino (Reprodução)

Créditos da imagem: Fábio Assunção em Motel Destino (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Fábio Assunção fez restrição alimentar para Motel Destino: "Filme transformador"

Ator falou ao Omelete sobre preparação e impactos do seu personagem, Elias

Omelete
2 min de leitura
21.08.2024, às 06H00.

Para Fábio Assunção, construir o vilão Elias de Motel Destino foi um processo que começou pelo corpo. Em entrevista ao Omelete, o ator comentou sobre a preparação para o filme de Karim Aïnouz, e sobre o impacto que o projeto já teve em sua carreira.

Eu passei por uma restrição alimentar na preparação para este filme, porque queria sentir a falta... acho que o alimento te preenche, te traz um calor, e não queria isso [no Elias]”, contou. “Então eu tomava café da manhã, e depois só ia comer no café da manhã do dia seguinte. Isso foi me murchando fisicamente, então o Elias começou a nascer por aí”.

Como o título indica, no entanto, Motel Destino é um daqueles filmes em que “a locação é um personagem” - e, para Assunção, o tal Motel Destino funciona para os protagonistas como um espaço de enclausuramento.

Para quem trabalha lá por horas e horas, o motel é uma prisão! Aquelas vozes que você ouve dos quartos, os gemidos, você acha que não provoca uma alteração psíquica na pessoa que está ali, sempre ouvindo? E você tendo que sussurrar naqueles corredores, para não incomodar”, apontou. “Ainda por cima, o Motel Destino é também uma clausura no sentido de ser um lugarzinho limitado no meio de uma cidade litorânea belíssima, monumental - um Sol de rachar todos os dias, e a gente filmando no mesmo corredor”.

Tudo isso contribuiu para a criação de um personagem sombrio, bem diferente dos galãs pelos quais Assunção é mais conhecido na televisão. Marido abusivo de Dayana (Nataly Rocha) e algoz do jovem Heraldo (Iago Xavier), que vai se refugiar no Motel Destino, Elias parece ser um ponto de virada para o ator.

Quando acontece esse match com um filme que te liberta, que demanda que você se apresente por inteiro, e você percebe que tem aquilo para oferecer, é um momento transformador”, definiu o próprio Assunção. “Mas não fiz o filme pensando nisso, não, e também não sei para onde vou daqui! O processo é que foi transformador, os encontros que eu tive durante as filmagens fizeram a diferença para mim.

Motel Destino, produzido pelo Cinema Inflamável e pela Gullane, chega aos cinemas nacionais em 22 de agosto.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.