Fab Morvan, ex-integrante do Milli Vanilli (Reprodução)

Créditos da imagem: Fab Morvan, ex-integrante do Milli Vanilli (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Ex-Milli Vanilli acha que seria recebido melhor hoje: “Jovens celebram dublagem”

Fab Morvan diz que o duo foi pioneiro em uma “transformação na música pop”

Omelete
2 min de leitura
02.11.2023, às 06H00.

Trinta anos atrás, o Milli Vanilli perdeu tudo quando foi descoberto que seus dois integrantes oficiais, os vocalistas Fab Morvan e Rob Pilatus, não eram tão vocalistas assim. Depois de uma falha na backing track de um programa da MTV expor que os dois estavam dublando o hit “Girl You Know It’s True”, foi descoberto que o disco do Milli Vanilli havia sido todo cantado por outros artistas, e que Rob e Fab eram apenas a “face pública” do duo.

Mas será que, em 2023, na era da música de inteligência artificial e das bandas virtuais, o escândalo seria tão grande quanto foi? Em entrevista ao Omelete, Fab Morvan admitiu que se pega pensando nisso às vezes.

Eu acho que seria totalmente diferente se tivesse acontecido hoje em dia. Quando olho para o TikTok, vejo que as pessoas gravam vídeos dublando as músicas de outras pessoas, e isso é celebrado como uma arte em si. Enquanto isso, eu fui crucificado por fazer a mesma coisa”, comenta, antes de fazer uma ressalva à sua própria declaração. “Eu entendo que há uma diferença. Nós ganhamos um Grammy, e não era algo que tivéssemos merecido pela nossa arte. Não foi minha voz que foi premiada.

Morvan acredita, no entanto, que o Milli Vanilli apareceu em uma época na qual a indústria da música pop estava no começo de uma transformação, principalmente na forma como era vendida”. “Quando nós vendemos tantos discos e começamos a ganhar prêmios, as pessoas não ficaram muito felizes de ver nosso triunfo. Algumas pessoas ficaram com raiva de nós antes mesmo de tudo ser descoberto”, racionaliza ele.

O documentário Milli Vanilli, que traça a trajetória do grupo, foi uma oportunidade de rever essa história com olhos contemporâneos, e Morvan já está vendo os resultados: Quando tivemos as primeiras sessões do filme, as pessoas mais jovens que estavam na sala diziam: 'Mas e daí? Porque esse escândalo todo? Só porque eles dublaram?'”.

Milli Vanilli está disponível para streaming pelo Paramount+.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.