Taís Araújo e Alfred Enoch em Medida Provisória (Globo Filmes/Divulgação)

Créditos da imagem: Taís Araújo e Alfred Enoch em Medida Provisória (Globo Filmes/Divulgação)

Filmes

Notícia

Medida Provisória: Filme está em análise da Ancine para exibição nos cinemas

Título de estreia de Lázaro Ramos como diretor está enfrentado problemas com o órgão regulador

Flávio Pinto
15.12.2021, às 13:46
O longa-metragem Medida Provisória, primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos, ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Contudo, essa situação está prestes de mudar.  
 
Em um comunicado enviado à imprensa nesta quarta-feira (15), a Agência Nacional do Cinema (Ancine) informou que o filme estaria “em fase de análise do pedido de investimento para a sua distribuição em salas de cinema” e que o projeto seguiria seu trâmite normal no âmbito da Agência. 
 
Segundo a Trigo Press, responsável pela divulgação do título, a inscrição em opção de comercialização de Medida Provisória foi regularmente feita pela produtora no prazo estabelecido para este procedimento. Em comunicado, a agência explica que o que impede o lançamento da filme é, na verdade, a demora da Ancine em concluir os trâmites necessários para a troca de distribuidora do filme. Embora a Análise de Alteração Técnica realizada pela Coordenação de Análise Técnica e Seleção em 20/08/2021 não tenha encontrado óbices para aprovação da nova distribuidora, até o momento, a Superintendência de Fomento não tomou as providências. Com isso, a data de lançamento do filme já precisou ser alterada duas vezes.”

Atualmente, o longa terá duas exibições isoladas no Festival do Rio 2022, em 15 e 16 de dezembro, embora ainda siga sem previsão de lançamento no Brasil.

A agência já havia se manifestado sobre a falta de previsão de estreia da produção anteriormente. Na ocasião, foi comunicado à imprensa que “ao longo de mais de um ano foram trocados com a Ancine dezenas de e-mails, checados o recebimento e andamento de protocolos, bem como foram realizadas consultas processuais”. 

O filme é protagonizado por Alfred Enoch, famoso por Harry Potter e How to Get Away With Murder, Taís Araújo Seu Jorge, que vivem respectivamente um advogado, uma médica e um jornalista. Os personagens se rebelam contra a ordem do governo e se isolam em um apartamento, onde começam a discutir temáticas sociais.

Ainda não há data de lançamento no circuito nacional para Medida Provisória.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.