Marighella é atacado no IMDb e site muda cálculo de nota

Créditos da imagem: Seu Jorge em cena de Marighella (Reprodução)

Filmes

Notícia

Marighella é atacado no IMDb e site muda cálculo de nota

Filme de Wagner Moura tinha média abaixo de 4, e agora apresenta média 6,5

Caio Coletti
29.10.2021
08h19

Um ataque ao filme Marighella no IMDb fez o famoso site de dados cinematográficos e televisivos mudar a sua forma de calcular a média da nota dada pelo público ao título. A informação é da Folha de S. Paulo.

Até a última quarta-feira (25), o filme de Wagner Moura apresentava uma média abaixo de 4, graças a mais de 34 mil votantes que deram a nota 1 para o longa, muitos sem nem mesmo ter acesso ao filme. Agora, Marighella exibe uma média de 6,5.

Na página de votos do filme, uma mensagem avisa: "Nosso mecanismo de avaliação detectou atividade incomum de votação para este título. Para preservar a confiabilidade do nosso sistema de avaliação, um cálculo alternativo de notas foi aplicado".

À Folha, a equipe do IMDb explicou que não divulga a fórmula usada para o cálculo da média, mas declarou: "A forma mais simples de explicar é que, apesar de aceitarmos e considerarmos todas as notas enviadas por usuários, nem todas elas têm o mesmo impacto —ou peso— na média final. Quando uma atividade incomum é detectada, nós alteramos os pesos desse cálculo".

A mudança não é exclusividade de Marighella. Outro título que sofreu tentativas de boicote e hoje apresenta a mesma mensagem na página de votos do IMDb é Caça-Fantasmas (2016), o reboot feminino da franquia dos anos 1980, que recebeu ataques machistas na época do lançamento.

Marighella já passou por vários festivais, inclusive o Festival de Berlim, onde estreou sob aplausos. O filme narra a vida do guerrilheiro do título (Seu Jorge) entre 1964 e 1969, quando ele morreu em uma emboscada por policiais na época da ditadura militar.

Marighella estreia em 4 de novembro nos cinemas brasileiros.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.