A produtora Galyn Susman comentou sobre a inclusão de um relacionamento lésbico em destaque na trama de Lightyear, novo filme da Pixar. Ela e outros nomes envolvidos no longa falaram ao Yahoo! Entertainment sobre a diversidade na produção.
"O ponto é mostrar um relacionamento amoroso e duradouro, porque... bom, não é um bom modelo a se ter para todo mundo? É um relacionamento que dura uma vida toda", apontou ela.
A dubladora Uzo Aduba, que empresta sua voz à personagem Hawthorne, acrescentou: "Este filme abre todo um novo mundo de histórias que podem ser contadas ou revisitados. Eu acho incrível que a Disney-Pixar tenha escolhido ocupar este espaço e incluir momentos [como o beijo entre Hawthorne e sua esposa]".
"Lightyear é um filme povoado por tantos rostos diferentes, tantas histórias diferentes. Toda criança - as jovens e as velhas - sentadas naquela plateia poderão ver um pedaço de si na história", completou.
- [Crítica] Lightyear dribla o cinismo corporativo e a indiferença do público com coração
- [Artigo] Lightyear finalmente evolui o aceno da Pixar à representatividade LGBTQIAP+
- Lightyear é banido na Arábia Saudita, Emirados Árabes e Kuwait por beijo gay
Em Lightyear, a personagem Alisha Hawthorne (Aduba) é retratada como homossexual, e seu romance com a esposa é parte importante da trama e da motivação do protagonista Buzz (Chris Evans) para partir em sua perigosa missão no espaço sideral.
Originalmente, a Disney havia pedido para animadores da Pixar cortarem o beijo lésbico do filme. No entanto, após o lançamento de uma carta aberta da equipe do estúdio protestando contra a demanda, ela foi retirada e a cena ficou na versão final.
Lightyear é dirigido por Angus MacLane, co-diretor de Procurando Dory e de curtas de Toy Story. O elenco de vozes original ainda conta com Keke Palmer, Taika Waititi e James Brolin.
No Brasil, Buzz será dublado pelo apresentador Marcos Mion. A estreia está marcada para 16 de junho de 2022.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.