Filmes

Entrevista

Ilha de Cachorros | Liev Schreiber fala da temática de Wes Anderson

Astro de Ray Donovan vive Spots, um cão condenado ao lixão na premiada animação de Wes Anderson

18.07.2018, às 13H07.

Desde o início de sua carreira, em 1994, Liev Schreiber já serviu como dublador algumas vezes, em games e desenhos animados, mas nada com a força autoral de Ilha de CachorrosO novo filme de Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste) estreia nesta quinta, 19, com o protagonista da série Ray Donovan no papel do cão Spots. Animal de estimação de um órfão cheio de coragem chamado Atari, Spots é banido para uma reserva de material reciclável no futuro distópico construído pelo diretor em stop motion.

“Esta história sobre o descarte e o abandono público simboliza as crises políticas de nosso tempo, em especial o desmantelo de certos valores sociais e afetivos”, diz Schreiber, cujo personagem é o cerne da trama, que deu a Wes o Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim. “Vivemos tempos de intolerância”.  

Sucesso de público, Ilha de Cachorros já criou rumores de Oscar. No longa, o menino Atari vai até um lixão a céu aberto resgatar Spots, jogado no aterro sanitário por pressão do prefeito de sua cidade, avesso a animais domésticos. Lá, o garoto encontra a ajuda de Chief (cão dublado por Bryan Cranston) e de outros vira-latas. 

“A solidariedade é o antídoto para a falta de diálogo do mundo de hoje”, diz Schreiber.

Diretor de um único filme (Uma Vida Iluminada, de 2005), Schreiber diz que falta pouco para ele dirigir cinema de novo, uma vez que sua experiência com realizadores autorais como Wes ampliam sua vontade de filmar. Este ano, ele ainda será visto no elenco de A Rainy Day in New York, de Woody Allen. “Tenho feito vários trabalhos mais pessoais no teatro. E ando trabalhando em filmes com muita riqueza de debate. Isso satisfaz a minha necessidade, como ator, de usar a arte para provocar discussão social”, diz Schreiber. “Mas tenho a vontade de filmar de novo, assim que encontrar uma trama que me mobilize”.

Ilha de Cachorros vai ser tema de um painel no Anima Mundi, o maior festival de animação das Américas, que aporta no Rio de Janeiro de 21 a 29 de julho e, em São Paulo, de 1º a 5 de agosto. Em solo carioca, o evento vai receber um dos talentos do time de animadores de Wes, Matias Liebrecht, para uma palestra sobre o processo de criação do longa. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.