Os chefões da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA emitiram um pedido de desculpas por não mencionar o vencedor do Oscar, Hamdan Ballal, ou o filme Sem Chão, após o sequestro do diretor pelo exército israelense.
A nota do CEO da AMPAS, Bill Kramer, e da presidente Janet Yang aos membros veio horas depois que o Conselho de Governadores da Academia realizou uma reunião especial urgente para discutir as consequências de sua resposta no meio da semana ao ataque ao codiretor de Sem Chão, Hamdan Ballal.
- “Eu achei que ia morrer” diz diretor vencedor do Oscar sequestrado na Palestina
- Brasileiros assinam carta criticando Academia por resposta ao cineasta palestino
- Votantes do Oscar detonam Academia por recusar apoio a diretor palestino
“Na quarta-feira, enviamos uma carta em resposta a relatos de violência contra o vencedor do Oscar Hamdan Ballal, codiretor de No Other Land, conectado à sua expressão artística”, Kramer e Yang escreveram aos membros hoje. “Lamentamos não termos reconhecido diretamente o Sr. Ballal e o filme pelo nome.”
Eles acrescentaram: “Pedimos sinceras desculpas ao Sr. Ballal e a todos os artistas que não se sentiram apoiados por nossa declaração anterior e queremos deixar claro que a Academia condena a violência desse tipo em qualquer lugar do mundo. Abominamos a supressão da liberdade de expressão em quaisquer circunstâncias.”
Entenda o caso
Ballal foi inicialmente agredido por colonos israelenses em um ataque que aconteceu na última segunda-feira (24), por volta das 18h locais (13h de Brasília). Segundo relato do veículo israelense Haaretz, a confusão começou quando um colono abordou um grupo de palestinos na vila de Susya.
Quando os palestinos pediram que ele se retirasse, dúzias de outros colonos apareceram e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir estruturas como tanques de água e carros. Soldados sequestrara a ambulância chamada por Ballal após o ataque, e ele foi levado para uma prisão israelense, de acordo com o relato de Abraham.
Ballal foi libertado e voltou para casa no dia seguinte ao ataque.
Sobre o filme
Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.
- Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio
- Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedores
Sem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários