Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

“Eu achei que ia morrer” diz diretor vencedor do Oscar sequestrado na Palestina

Diretor comentou que sofreu golpes na cabeça durante o ataque

Omelete
2 min de leitura
IP
26.03.2025, às 19H06.
Diretor de Sem Chão

Créditos da imagem: Reprodução

Após ter sido atacado por colonos israelenses na última segunda-feira (24), o co-diretor documentário Sem Chãovencedor do OscarHamdan Ballal, concedeu uma entrevista para a Al Jazeera nesta quarta-feira (26), onde chegou a comentar que achou que iria morrer.

Segundo o diretor, ele teria ido documentar um ataque de colonos na vizinhança da sua casa em Susiya. Conforme a situação foi se tornando "cada vez mais perigosa", e então optou por voltar para casa. Entretanto, um colono que ele conhecia, junto de dois soldados israelenses, o seguiram até em casa e o ataque aconteceu próximo da sua casa.

Omelete Recomenda

"Eles apontaram a arma diretamente para mim, os soldados. … O colono foi atrás de mim e me atacou diretamente com as mãos. Não sei o que ele segurava nas mãos", disse ele. Ballal disse que caiu conforme o ataque continuava, e os agressores continuaram.

"Os soldados começaram a gritar comigo, me ameaçando e colocando a arma no meu pescoço em algum momento. ...Ele também colocou a arma na minha bochecha", explicou o diretor. Ele ainda comentou que acreditava que não iria sair vivo do ataque.

"Os soldados deixaram ele [o colono] me bater, e os soldados também me bateram com a arma. Eu caí por ter sido um golpe muito, muito forte", ele disse. "Eles focaram na minha cabeça. Eles chutaram a minha cabeça e também com a arma", explicou o co-diretor. 

"Eu achei que eles iriam me matar, não só me punir. ...Eu achei que ia morrer", comentou o diretor para a Al Jazaeera. Desde que a guerra em Gaza começou em outubro de 2023, Ballal disse que o exército israelense "deixa os colonos fazerem o que quiserem". 

"Como o exército está aqui, eles são colonos com uniformes", disse o diretor. Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.

 

Sem Chão ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros e chega ao streaming Filmelier+ em abril.

Webstories

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.