Grand Theft Hamlet quer derrubar preconceitos sobre games: “É ambiente criativo”
Diretores contaram ao Omelete como mistura de GTA e Shakespeare mudou sua perspectiva
Créditos da imagem: Cena de Grand Theft Hamlet (Reprodução)
Pinny Grylls espera que o seu filme, Grand Theft Hamlet, leve as pessoas a enxergar o ambiente dos videogames como um espaço mais criativo. “Queremos derrubar alguns preconceitos que as pessoas que não jogam podem ter. É um lugar onde você pode fazer todo tipo de coisa”, comentou a cineasta em entrevista ao Omelete, ao lado do seu marido Sam Crane, que coassina o documentário da MUBI.
“Artistas já estão fazendo coisas muito criativas dentro dos videogames há um tempo. Tem havido muita animação em Machinima realmente interessante e inspiradora nos últimos anos”, completou ele. “As pessoas são criativas por natureza, e vão encontrar formas de criar em todos os ambientes que sejam condutivos a isso. Acho que videogames, e as pessoas que jogam, têm sido uma prova disso”.
Em Grand Theft Hamlet, acompanhamos o casal e um grupo dedicado de amigos que se reuniram dentro do ambiente virtual do GTA Online, durante a pandemia de covid-19, para encenar uma versão totalmente digital de Hamlet, o clássico de William Shakespeare. Como a própria Grylls confessa, o conceito começou como brincadeira, mas se tornou sério muito rápido.
“No começo, estávamos apenas brincando. Foi mais tarde que as coisas passaram a ser mais reais, que começamos a pensar: ‘Bom, vamos realmente fazer isso’. E acho que, naquele momento, eu decidi fazer o documentário”, contou ela. “Conseguimos um pouco de financiamento do British Film Institute, e inicialmente seria um curta metragem, mas eu queria mesmo era fazer um filme que parecesse diferente de um vídeo do YouTube. Queria que fosse cinematográfico - que fosse, sim, feito no Machinima, mas que também fosse algo que você pode assistir no cinema”.
Para isso, segundo Grylls, a chave foi usar os recursos mais diversos do jogo para construir o mais próximo possível de uma dramatização dos eventos: “Tive que criar um espaço em torno dos momentos emocionais, em torno do texto de Shakespeare, e também aproveitar visualmente esse jogo incrível, mantendo as tomadas realmente estáticas, combinando diferentes ângulos, usando a câmera de telefone no jogo para fazer close-ups dos avatares, transmitir suas emoções. Foi um ótimo desafio para mim, filmar esses caras e editar, enquanto para Sam o desafio foi montar a peça. Juntos, contamos a história completa”.
Grand Theft Hamlet chega ao catálogo da MUBI em 21 de fevereiro.