Veja discurso de Kleber Mendonça ao vencer Globo de Ouro de Filme Internacional
"Este é um momento muito importante no tempo e na história para se estar fazendo cinema", disse o cineasta
Kleber Mendonça Filho agradeceu toda a equipe e elenco de O Agente Secreto ao vencer o Globo de Ouro 2026 de Melhor Filme Internacional - confira o discurso completo abaixo, junto com a transcrição.
Kleber Mendonça Filho gives an emotional acceptance speech for ‘THE SECRET AGENT’ winning a Golden Globe
— DiscussingFilm (@DiscussingFilm) January 12, 2026
See the full winners list: https://t.co/u8RneFY12F pic.twitter.com/86oDqb3Qi9
"Muito obrigado. Eu adoraria mandar um alô para todos que estão assistindo no Brasil. [Em português] Alô Brasil! Obrigado. Obrigado à Neon. Obrigado ao Festival de Cinema de Cannes. Eu adoraria agradecer também à Vitrine Filmes no Brasil, que fez de O Agente Secreto um blockbuster muito incomum lá no nosso país.
Eu gostaria de agradecer à nossa equipe e ao grande elenco de O Agente Secreto. Esta é apenas uma pequena parte desse elenco e equipe incríveis. Obrigado, Wagner Moura. Que ator. E a melhor coisa acontece: um grande ator e um grande amigo. Essa combinação é explosiva. Obrigado, Emilie [Lesclaux], minha produtora, minha parceira de vida. E Martin e Tomáz, espero que estejam assistindo em Pacific Palisades agora. Estaremos com vocês em breve.
Bem, estou muito honrado de estar neste grupo de filmes internacionais e também ao lado de grandes filmes dos Estados Unidos. Eu dedico este filme aos jovens cineastas. Este é um momento muito importante no tempo e na história para se estar fazendo cinema. Aqui nos EUA, no Brasil... jovens cineastas, façam filmes. Muito obrigado."
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.