De Gladiador 2 a White Lotus: O impacto da greve de atores em Hollywood

Créditos da imagem: Divulgação/DreamWorks

Filmes

Notícia

De Gladiador 2 a White Lotus: O impacto da greve de atores em Hollywood

Indústria vai encarar novas paralisações na produção de filmes e série

Omelete
3 min de leitura
13.07.2023, às 09H59
ATUALIZADA EM 13.07.2023, ÀS 10H13
ATUALIZADA EM 13.07.2023, ÀS 10H13

A iminente greve cojunta entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e o de roteiristas (WGA) vai impactar diretamente o andamento de Hollywood. Produções como Gladiador 2 e Mortal Kombat 2, no cinema, e The White Lotus, na TV, se preparam para paralisar os trabalhos - e sem data para retornar.

A última rodada de negociações entre o SAG-AFTRA e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP) terminou sem um acordo, segundo a Variety, e o contrato entre as duas associações expirou oficialmente na madrugada desta quinta-feira (13). Será a primeira greve conjunta entre os sindicatos desde 1960.

A greve dos roteiristas nos EUA, agora em seu terceiro mês, já paralisou muitas produções em andamento no país, e uma greve simultânea com atores interromperá qualquer produção remanescente filmada no exterior com membros do SAG-AFTRA. Isso significa que os estragos na indústria vai ultrapassar fronteiras.

"Sempre dissemos: 'Se o circo sai da cidade, que tipo de produção nativa temos?'", disse um executivo do sindicato britânico, sob condição de anonimato, em entrevista à Variety. "Grandes partes da Europa e da Austrália estarão na mesma situação, e isso terá um impacto global. Temos contado com investimento interno e isso expõe um ponto fraco."

O impacto da greve no mercado internacional é muito mais profundo: muitos dos principais problemas que afetam escritores e atores dos EUA, como inteligência artificial e resíduos de streaming, são compartilhados por seus colegas de fora, que também operam em um cenário de conteúdo cada vez mais globalizado. Entidades locais têm conversado sobre apoiar o movimento dos artistas norte-americanos, e novas paralisações não estão descartadas.

Por causa da grave, produções como Os Anéis de PoderEmilia Perez, filme estrelado por Selena GomezZoe Saldaña, aceleraram os trabalhos para fechar o set antes do início de uma paralisação. No entanto, a terceira temporada de The White Lotus, assim como o spin-off de Aliens, do FX, e as filmagens de Gladiador 2 e Mortal Kombat 2, não tiveram a mesma sorte.

Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980. A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.

Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso há dois meses, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos. 

***

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.