Gena Rowlands, estrela de Diário de uma Paixão, está com Alzheimer
Nick Cassavetes, filho da atriz, revelou a doença
Créditos da imagem: New Line/Reprodução
Gena Rowlands, atriz lendária do cinema, detentora de inúmeros prêmios, incluindo duas indicações ao Oscar e um Oscar honorário, está com Alzheimer, revelou seu filho Nick Cassavetes ao EW.
Diretor de Diário de Uma Paixão, Cassavetes estava refletindo sobre o filme e contou como Rowlands, sua mãe, interpretou Allie (mais velha. A versão mais nova foi interpretada por Rachel McAdams) no longa, sendo que a personagem também sofria de Alzheimer.
- Britney Spears quase esteve no elenco de Diário de uma Paixão
- Teste de Britney Spears para Diário de Uma Paixão é revelado; assista
"Consegui que minha mãe interpretasse a Allie mais velha, e passamos muito tempo falando sobre o Alzheimer e querendo ser autênticos com isso, e agora, pelos últimos cinco anos, ela tem Alzheimer", diz o diretor, cuja avó, a atriz Lady Rowlands, também teve a doença. "Ela está em plena demência. E é tão louco — nós vivemos isso, ela atuou, e agora nos afeta.", contou.
Em uma entrevista de 2004 para a revista O, Rowlands falou sobre como a luta de sua mãe com a doença impactou sua decisão de interpretar Allie. "Diário de uma Paixão, baseado no romance de Nicholas Sparks, foi particularmente difícil porque interpreto uma personagem que tem Alzheimer", ela disse. "Eu passei por isso com minha mãe, e se Nick não tivesse dirigido o filme, eu não acho que teria aceitado — é muito difícil. Foi um filme difícil, mas maravilhoso.", revelou a atriz.
Nick lembra de mostrar o corte final aos executivos do estúdio, que disseram que precisavam que Rowlands chorasse mais no final, quando sua personagem finalmente se lembra de quem é e volta para seu grande amor, Noah, interpretado por James Garner. Quando o diretor teve que dizer à sua mãe que precisavam fazer algumas refilmagens leves, a veterana atriz não ficou satisfeita. "Ela disse, 'Deixe-me entender. Estamos refilmando por causa da minha atuação?'", disse, adicionando mais detalhes.
"Fomos para as refilmagens, e agora é uma daquelas situações em que mamãe está irritada e eu tinha perguntado a ela, 'Você consegue fazer, mãe?' Ela disse, 'Eu consigo fazer qualquer coisa'", ele lembra. Fiel à sua palavra, na primeira tentativa, ele diz, "Eu prometo, pela vida do meu pai, isto é verdade: Lágrimas saltaram de seus olhos quando ela viu [Garner], e ela irrompeu em lágrimas. E eu pensei, bom, conseguimos... É a única vez que tive problemas no set.", relembrou o ator e diretor.
Diário de Uma Paixão está disponível no Max.