BvS, Zootopia e mais: 16 filmes marcantes que completam uma década
2026 é um ano festivo para os fãs de longas inesquecíveis
Créditos da imagem: Disney/Divulgação
2026 se enuncia como um ano festivo para o cinema. Com a temporada de premiações em pleno vapor e títulos promissores agendados para estrear ao longo de todo o ano, sobram bons motivos para olhar com empolgação para o que vem por aí nas telonas.
Mas, se o futuro se mostra auspicioso para os cinéfilos, o passado tampouco perde sua beleza. Basta lembrarmos que, neste ano, sucessos marcantes do cinema preparam-se para soprar as velinhas de seu décimo aniversário – e alguns nem parecem ter estreado há tanto tempo assim…
Acompanhe conosco, a seguir, uma lista com alguns longas que já completaram ou vão completar, antes de 2027, uma década de existência:
Zootopia
Dona de um recorde invejável de bilheteria, superior a US$ 1 bilhão, a animação da Disney se passa em uma sociedade regida por animais antropomórficos das mais variadas espécies, onde cada uma delas tem seu espaço bem definido e limitado.
A história gira em torno da improvável aliança entre Judy Hopps, uma coelha que sonha tornar-se a primeira policial de sua espécie em Zootopia, e Nick Wilde, raposa vigarista que se vê obrigada a ajudar Judy a encontrar uma lontra desaparecida.
A civilização imaginária onde transcorre a trama do filme – e também de sua continuação, Zootopia 2, atualmente em cartaz nos cinemas – nada mais é do que uma metáfora da própria organização social humana, permeada por seus tabus, preconceitos e estereótipos.
A Chegada
Nesta aclamada ficção científica de Dennis Villeneuve (Duna), Amy Adams dá vida a uma linguista contratada para estabelecer um canal de comunicação com doze naves alienígenas recém-chegadas à Terra, ajudando um grupo de cientista a entender se a “visita” é pacífica ou ameaçadora.
O contato com os extraterrestres, entretanto, leva a protagonista a descobertas inesperadas e perigosas, que podem ameaçar os rumos de toda a humanidade.
Moana - Um Mar de Aventuras
Uma maldição acomete a ilha onde vive a jovem Moana Waialiki, fazendo com que os habitantes locais tenham sua subsistência seriamente prejudicada.
Disposta a descobrir como reverter esse mal, a protagonista enfrenta a própria família para partir rumo a uma ilha mítica e desconhecida, de onde vieram os ancestrais de seu povo.
Sucesso nos cinemas, o longa animado está prestes a ganhar um remake live-action, com estreia programada para julho deste ano.
Batman vs. Superman - A Origem da Justiça
Em um mundo dividido entre enxergar Superman (Henry Cavill) como um herói ou uma ameaça, o milionário Bruce Wayne (Ben Affleck) escolheu o segundo lado.
Decidido a pará-lo custe o que custar, o alter-ego de Batman se apossa da kriptonita presente no laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), dando o início ao confronto entre os dois maiores heróis da DC Comics.
Como Eu Era Antes de Você
Baseado no best-seller homônimo de Jojo Moyes, o filme gira em torno do encontro entre Will Traynor (Sam Claflin), um aventureiro milionário que perdeu o gosto pela vida ao ficar tetraplégico, e Louisa Clark (Emilia Clarke), uma jovem humilde contratada como sua cuidadora.
Pouco a pouco, o contato com Louisa começa a fazer Will redescobrir o prazer de viver – mas será o suficiente para fazê-lo superar o dissabor de sua limitada e imutável condição atual?
Até o Último Homem
Mais um trabalho de Mel Gibson (A Paixão de Cristo) na direção, agora centralizado na história real de Desmond Doss (Andrew Garfield), médico do exército que recebeu a maior condecoração militar dos Estados Unidos sem jamais ter empunhado uma arma, em respeito às próprias convicções pacifistas e religiosas.
Rogue One: Uma História Star Wars
Ambientado entre os episódios III e IV da franquia sci-fi, tem por protagonista a intrépida Jyn Erso (Felicity Jones), jovem separada dos pais ainda na infância e obrigada desde cedo a sobreviver por conta própria – até acabar presa pelas tropas do Império.
- Star Wars | Trilogia nova “levará saga para o futuro”, confirma CEO
- Star Wars | CEO da Lucasfilm revela detalhes do filme de Shawn Levy
Já adulta, Jyn é resgatada da prisão pela Aliança Rebelde e aceita se unir à equipe em troca de recuperar sua liberdade, sob os comandos do capitão Cassian Andor (Diego Luna).
Your Name
Primeiro título da “trilogia do desastre” de Makoto Shinkai, gira em torno de Taki Tachibana e Mitsuha Miyamizu, dois adolescentes japoneses muito diferentes, moradores de lugares distantes e que nunca se viram – mas, estranhamente, começam a trocar de corpos de forma recorrente.
Sem entender o porquê dessa bizarra conexão, os dois começam a estabelecer formas de se comunicar e logo se põem a investigar o mistério por trás do fenômeno que os une – o que os levará a descobertas imprevisíveis.
Deadpool
Primeiro filme protagonizado pelo herói boca-suja da Marvel, abriu a franquia composta também por Deadpool 2 (2018) e Deadpool & Wolverine (2024).
Vítima de um câncer em estágio avançado, o mercenário Wade Wilson (Ryan Reynolds) aceita participar de um arriscado projeto científico, numa tentativa desesperada de sobreviver à doença – mas acaba sofrendo uma mutação e transformando-se, a partir daí, em um irreverente justiceiro.
Fragmentado
Um dos mais brilhantes títulos da filmografia de M. Night Shyamalan, traz James McAvoy no papel de Kevin Crumb, jovem portador de um severo quadro de personalidades múltiplas.
A já complicada situação do rapaz, porém, sai de vez do controle quando Dennis, um de seus alter-egos, decide sequestrar três adolescentes a fim de sacrificá-las à Besta – uma criatura poderosa e medonha, resultante da fusão entre todas as personalidades do protagonista.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, acompanha três fases da vida de seu protagonista, Chiron – primeiro como uma criança (Alex R. Hibbert) negligenciada e maltratada pela mãe viciada em crack; depois, como um adolescente (Ashton Sanders) descobrindo-se homossexual; e por fim, como o adulto traficante de drogas (Trevante Rhodes) que busca redenção na reconexão com a mãe e no reencontro com sua paixão de juventude, Kevin (André Holland).
Capitão América: Guerra Civil
Após os acontecimentos de Vingadores: Era de Ultron (2015), Steve Rogers (Chris Evans) é agora o novo líder da equipe de justiceiros superpoderosos.
No entanto, quando rejeita uma supervisão governamental sobre as ações da equipe, ele entra em conflito com Tony Stark (Robert Downey Jr.) e com parte dos Vingadores, aproximando-se a partir daí de uma arriscada aliança com Bucky Barnes (Sebastian Stan).
Invasão Zumbi
Premiado em Cannes, o terror sul-coreano mostra a luta do executivo Seok-woo (Gong Yoo) para salvar a filha pequena, Soo-an (Kim Su-an), e a si próprio de um vírus mortal que transforma os passageiros do trem em que viajam em zumbis sanguinários.
Capitão Fantástico
Desiludidos com o american way of life, Ben Cash (Viggo Mortensen) e sua esposa Leslie (Trin Miller) criam seus seis filhos isolados no deserto de Washington, ensinando-os a pensar criticamente e a viver em harmonia com a natureza.
Tudo muda, porém, quando Leslie desenvolve transtorno bipolar e acaba cometendo suicídio. A partir daí, os pais da falecida ameaçam tomar de Ben a guarda das crianças, obrigando-as a um contato forçado e imprevisível com a dita “civilização”.
O Homem nas Trevas
O hábil trio de delinquentes Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto) acredita que não terá grandes dificuldades em invadir e roubar a residência de Norman Nordstrom (Stephen Lang), um ex-militar cego que vive sozinho no subúrbio de Detroit.
Ao darem início à “missão”, entretanto, eles se dão conta de que Norman é bem menos inofensivo do que parece – e, de quebra, ainda guarda dentro da própria casa um segredo horripilante.
La La Land
O aclamado longa musical constrói sua história em torno do romance entre Sebastian Wilder (Ryan Gosling), um pianista que sonha em montar um clube de jazz, e Mia Dolan (Emma Stone), garçonete e aspirante a atriz que almeja a consagração no meio artístico.