Emmanuelle | Entenda as polêmicas que o novo filme promete corrigir
Clássico do cinema erótico ganhou nova versão em 2025, mas rejeita elementos do original
Emmanuelle, clássico do cinema erótico, ganhou nova versão para as telonas em 2024 - que esteve em cartaz por aqui de forma limitada em abril de 2025 e chega aos cinemas comerciais em 10 de julho. A nova versão tem direção de Audrey Diwan, premiada com o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2021 com o filme O Acontecimento. Além disso, este retorno também é marcado por uma nova abordagem para a popular personagem.
- CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!
- Diretora de Emmanuelle só viu 10 minutos do original: “Não foi feito para mim”
Sobre o que é o novo Emmanuelle?
Na trama, Emmanuelle (Noémie Merlant, de Retrato de Uma Jovem em Chamas) viaja sozinha para Hong Kong em uma missão de negócios. Na vibrante e sensual cidade global, ela se entrega a encontros intensos e novas experiências, enquanto é atraída por Kei (Will Sharpe, visto na segunda temporada de The White Lotus), um homem enigmático que constantemente escapa de seu alcance.
Como o novo Emmanuelle difere dos originais?
Nos filmes originais, Emmanuelle também sempre foi representada como uma mulher jovem, sensual e sempre sexualmente ativa. Interpretada quase sempre pela atriz holandesa Sylvia Kristel, a personagem teve momentos que são considerados condenáveis na vida moderno, especialmente do ponto de vista feminista. A personagem já foi abusada sexualmente por outro homem e também vendida como mercadoria e "vencida" em uma disputa de jogo entre outros homens. A diretora Audrey Diwan já declarou em entrevistas que repudia estas situações, por isso apresenta uma versão de Emmanuelle mais alinhada com a visão feminista da atualidade.
“Assisti a apenas 10 minutos dele, o que foi suficiente para eu entender que não era o público-alvo. O filme não foi feito para mim e para o meu prazer”, declarou, em entrevista ao Omelete. Para a diretor, a ideia do novo Emmanuelle é apresentar uma visão feminina sobre a história erótica da personagem, com papéis mais equilibrados e, especialmente, mais respeitosos com a figura da mulher.
Onde assistir o novo Emmanuelle?
A nova versão do filme chega aos cinemas em 10 de julho de 2025. Não se sabe quando ele chegará ao streaming depois disso.