Doutor Gama, cinebiografia de Luiz Gama, chega ao Globoplay

Créditos da imagem: Rede Globo/Reprodução

Filmes

Notícia

Doutor Gama, cinebiografia de Luiz Gama, chega ao Globoplay

Filme resgata a memória de um dos mais importantes abolicionistas da história do Brasil

Eduardo Pereira
13.08.2021
15h16
Atualizada em
13.08.2021
15h28
Atualizada em 13.08.2021 às 15h28

Doutor Gama, cinebiografia do líder abolicionista brasileiro Luiz Gama, chega ao catálogo do Globoplay neste sábado (14). Dirigido por Jeferson De (M8: Quando a Morte Socorre a Vida), a produção resgata a história do advogado, jornalista e escritor, considerado herói nacional por seu ativismo contra a escravidão no século XIX.

Filho de uma africana liberta e de um descendente português, Luiz Gama (César Mello) foi vendido aos 10 anos de idade por seu pai, para mercadores de homens escravizados e mandado para São Paulo. Na cidade, ele consegue a alforria ainda adolescente e aprende a ler de forma autodidata. Este interesse pela leitura abre diversas portas para o desenvolvimento do homem que se tornaria.

Ao longo de sua vida, Luiz alforriou, por vias judiciais, centenas de vítimas da escravidão. Ele fazia uso das leis com conhecimento e precisão por meio de um documento que autorizava a prática do direito, dada pelo Poder Judiciário do Império. Sua missão era libertar e garantir o direito de pessoas em condições de escravidão, e exigir que as leis existentes no país fossem aplicadas.

Além de Mello e Isabél Zuaa, também estão no elenco Zezé Motta, Johnny Massaro, Mariana Nunes, Romeu Evaristo, Sidney Santiago, Dani Ornellas, Erom Cordeiro, Nelson Baskerville, entre outros.

O filme é uma coprodução da Globo Filmes e Paranoid, com produção associada da Buda Filmes e distribuição Elo Company. Com roteiro de Luiz Antonio, consultoria da pesquisadora Ligia Fonseca Ferreira, produção executiva de Joelma Gonzaga, patrocínio SABESP e apoio Mattos Filho.

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.